Lula lidera e superaria Flávio, Tarcísio ou Michelle por 4 pontos, segundo pesquisa da AtlasIntel
A primeira pesquisa AtlasIntel/Bloomberg de 2026, publicada nesta quarta-feira (21), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a intenção de voto em todos os cenários analisados, tanto no primeiro quanto no segundo vez. Nas simulações de confronto direto para o segundo vez, o atual presidente aparece com 49% das intenções de voto na presença de 45% de três possíveis adversários da oposição: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF).
Cenários da segunda rodada
Segundo a pesquisa, a diferença de quatro pontos percentuais se repete nos confrontos entre Lula e os três principais nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa indica segurança no distanciamento entre o PT e o governador Tarcísio de Freitas em relação aos dados de dezembro. No cenário contra Flávio Bolsonaro, houve redução da vantagem do atual presidente: a diferença, que era de 12 pontos no mês pretérito, caiu para 4 pontos nesta rodada.
O instituto também testou a viabilidade eleitoral de outros governadores num verosímil segundo vez. Contra Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) ou Ratinho Jr. (PSD-PR), Lula aumenta a vantagem para 10 pontos, ganhando entre 49% e 39%. A maior diferença registrada ocorre na disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), onde Lula obtém 48% contra 23% do tucano.
A pesquisa ainda simulou uma hipotética revanche entre Lula e Jair Bolsonaro: o PT obteve 49% contra 46%. Ressalte-se que o ex-presidente está inabilitado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pena do Supremo Tribunal Federalista (STF).
Liderança no primeiro vez
Para a primeira rodada, a AtlasIntel apresentou cinco cenários diferentes. Em todas as configurações, Lula mantém a liderança.
No cenário mais largo, que inclui Flávio e Tarcísio, os números são:
- Lula: 48,4%
- Flávio Bolsonaro: 28%
- Tarcísio de Freitas: 11%
- Ronaldo derribado: 2,9%
- Renán Santos (Missão): 2,9%
- Romeu Zema e Ratinho Jr.: 1,7% cada
- Aldo Rebelo (DC): 1%
Nesta formato, os brancos e nulos somam 2,1% e os indecisos, 0,3%.
No cenário sem Tarcísio de Freitas, Lula oscila até 48,8%, enquanto Flávio Bolsonaro sobe para 35%. Neste trecho, o senador do PL apresentou um propagação de quase 12 pontos percentuais entre novembro (quando tinha 23,1%) e janeiro. Caiado aparece com 4,3%, seguido por Renan (3,4%), Zema e Ratinho Jr.
Numa simulação sem Flávio Bolsonaro, com Tarcísio uma vez que principal figura da oposição, Lula obteve 48,5% na presença de 28,4% do governador de São Paulo. Caiado soma 5%, enquanto Ratinho Jr. e Zema aparecem com 3,9% cada.
A investigação também testou um cenário com Michelle Bolsonaro substituindo Flávio e Tarcísio, e com a ingresso de Eduardo Leite. O resultado mostra Lula com 48,2% e a ex-primeira-dama com 30,9%. Neste contexto, Ronaldo Caiado atinge os dois dígitos, atingindo 11,3%.
Por termo, numa disputa sem nenhum representante da família Bolsonaro e sem Tarcísio, Lula lidera com 48,8%. Caiado aparece em segundo lugar com 15,2%, seguido por Zema (11,4%) e Ratinho Jr. Brancos e nulos aumentam para 8,1% neste cenário.
Haddad uma vez que escolha
O instituto fez duas simulações considerando o ministro da Rancho, Fernando Haddad, uma vez que candidato petista. Embora lidere, a vantagem é menor se comparada à atuação de Lula.
- Contra Flávio Bolsonaro: Haddad aparece com 41,5% e o senador com 35,4%.
- Contra Tarcísio de Freitas: Haddad tem 42% e o governador de São Paulo 28,9%.
Metodologia
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg foi realizada entre 15 e 20 de janeiro de 2026, com 5.418 eleitores entrevistados por meio de recrutamento do dedo aleatório. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com pausa de crédito de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-02804/2026.
Share this content:



Publicar comentário