Carregando agora

Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA e Casagrande destaca preocupações ambientais

Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA e Casagrande destaca preocupações ambientais

Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA e Casagrande destaca preocupações ambientais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O PT desejou “sorte e sucesso” ao governo Trump e reforçou a premência de “diálogo e trabalho conjunto” em obséquio da silêncio mundial.

“Os meus parabéns ao presidente Donald Trump pela sua vitória eleitoral e pelo seu retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para ter mais silêncio, desenvolvimento e prosperidade. Libido sorte e sucesso ao novo governo.” escreveu o presidente brasílio.

Além de Lula, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também comentou a vitória de Trump, destacando sua preocupação com o horizonte das políticas ambientais. Em enviado, Casagrande disse que o retorno do republicano à Vivenda Branca poderá dificultar a luta contra as alterações climáticas, principalmente dada a privação de um compromisso simples de Trump para mitigar os impactos ambientais.

“A vitória de Donald Trump nos EUA, sem um compromisso simples com ações para mitigar os impactos das alterações climáticas, exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que devem liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”, afirmou o governador do Espírito Santo.

oh O resultado das eleições nos EUA foi anunciado por volta das 7h35, horário de Brasília, quando a Associated Press confirmou que Trump ganhou votos suficientes para prometer um novo procuração. Embora a resenha dos votos ainda não tenha sido concluída em alguns estados, a margem de votos obtida pelo republicano impossibilitou que ele fosse superado pela candidata democrata Kamala Harris.

A decisão de Lula e sua equipe de esperar a confirmação dos resultados pelas projeções das principais agências de notícias, porquê a Associated Press, foi relatada pelo colunista do G1 Valdo Cruz. Segundo ele, o presidente brasílio e seus assessores optaram por adotar uma postura cautelosa, semelhante à de outros líderes mundiais.

Essa resposta de Lula contrasta com a posição adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, quando o democrata Joe Biden foi eleito. Naquela ocasião, Demorou mais de um mês para que Bolsonaro reconhecesse oficialmente a vitória de Biden. que gerou repercussão entre observadores internacionais e aliados.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário