Lula vai ao Chile para um cume com presidentes em resguardo da democracia
O presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) embarca no domingo (20) para Santiago, Chile, onde participará na segunda -feira (21), uma reunião de cocuruto nível sobre resguardo da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Bóric. A presença dos líderes da Colômbia, Espanha e Uruguai também é confirmada.
A reunião é realizada no meio da decisão dos EUA.
Em discursos e entrevistas sobre o tema na semana passada, Lula defendeu regularmente a soberania vernáculo brasileira.
O evento no território chileno consistirá em uma reunião reservada entre os presidentes, seguida pelo almoço e a reunião com representantes da sociedade social, o envolvente acadêmico e os centros de reflexão.
As discussões serão organizadas em torno de três eixos centrais:
- Resguardo da democracia e multilateralismo;
- Lutar contra desigualdades; e tecnologias digitais;
- e confronto com informações errôneas.
“Esta é uma oportunidade de rastrear a primeira reunião de cocuruto nível em resguardo da democracia: lutar contra o extremismo ‘, realizada em 24 de setembro de 2024, além da 79ª Assembléia Universal das Nações Unidas, e convocada pelos presidentes Luiz Inacio Lula da Silva e Pedro Sánchez”Itamaraty disse em transmitido.
Porquê o próximo marco, a segunda edição da reunião de iniciativas está programada para ser realizada, no contexto da 80ª semana de cocuruto nível da Assembléia Universal das Nações Unidas em Novidade York.
Em fevereiro, Lula, Sánchez, Petro, Borico e Orsi realizaram uma reunião virtual para se encaminhar, de pacto com o primeiro -ministro espanhol, os “perigos” de “desinformação e campanhas de interferência estrangeira” nas democracias.
Naquela quadra, Sánchez declarou que os cinco países trabalhariam juntos para prometer que as redes sociais estivessem “livres de bots e ódio”.
De pacto com a presidência chilena, a reunião também abordou ações conjuntas para fortalecer a democracia, o multilateralismo e a governança global contra a polarização política, aprofundar a desigualdade e a proliferação de informações errôneas.
Share this content:
Publicar comentário