Carregando agora

Lula: Venezuela vive um “regime repugnante”, mas não é uma ditadura

Lula: Venezuela vive um “regime desagradável”, mas não é uma ditadura

Lula: Venezuela vive um “regime repugnante”, mas não é uma ditadura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (16), que a Venezuela vive um “regime repugnante” sob a presidência de Nicolás Maduro, mas afirmou que o país vizinho não é uma ditadura. A asserção foi feita em entrevista à rádio Gaúcha, de Porto Satisfeito.

“Acho que a Venezuela tem um regime muito repugnante. Não acho que seja uma ditadura, é dissemelhante de uma ditadura. “É um governo com viés dominador, mas não é uma ditadura porquê conhecemos tantas ditaduras neste mundo.”Lula disse quando questionado sobre o que pensa sobre o governo de Maduro.

Até o momento, Lula não reconheceu as eleições realizadas no país vizinho, onde Maduro se declarou reeleito e a oposição diz que ele venceu com Edmundo González. A posição do presidente – reforçada no Senado por seu principal assessor para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim – é que a eleição só será reconhecida com a apresentação da ata.

“Só posso reconhecer que foi democrático se mostrarem que houve eleições e que fulano teve tantos votos, que fulano teve tantos votos.”Lula reafirmou nesta sexta-feira.

Ainda sobre as eleições venezuelanas, o presidente afirmou não concordar com a nota divulgada pelo PT no final de julho, na qual o partido tratava Nicolás Maduro porquê “reeleito”.

“Não, não concordo com a nota. Não acho o mesmo que o diploma. Mas não sou da direção do PT”disse. E ele acrescentou: “O partido não é obrigado a fazer o que o governo quer. E nenhum governo é obrigado a fazer o que o partido quer.”

A entrevista à Rádio Gaúcha foi o primeiro evento da agenda do presidente no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. Posteriormente a conversa, Lula procederia à entrega de uma unidade habitacional do Minha Mansão, Minha Vida e, posteriormente, uma cerimônia para anunciar a aceleração das obras e a entrega antecipada das unidades.

À tarde, o presidente fará a inauguração do Meio de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição e a entrega do Multíplice Viário Scharlau, na BR-116, antes de retornar a Brasília.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário