Mais de 170 pessoas já formalizaram a doação de órgãos em notários no ES
Em 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Vernáculo da doação de Organos, uma data instituída pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a valia desse gesto de solidariedade que pode salvar vidas. Segundo a escritório, mais de 30.000 transplantes foram realizados em 2024 – números que tendem a crescer com o base da tecnologia notarial.
Desde abril de 2024, os cidadãos podem expressar e formalizar sua vontade de doar órgãos simplesmente, gratuitos e 100% digitais, através da autorização eletrônica de doação de órgãos (AEDO). Lançado pelo NOTARIAL COLLEGE DO BRASIL – Parecer Federalista (CNB/CF), em parceria com o Parecer Vernáculo de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, Aedo já adiciona 171 pedidos emitidos em todo o estado de Espírito Santo, fortalecendo a política pública de transplantes no Brasil.
“Aedo é um progresso que mostra uma vez que a tecnologia pode ser a serviço da vida. Ao permitir que milhares de pessoas registrem sua vontade de maneira simples e segura, fortalecemos não exclusivamente a cidadania, mas também a esperança daqueles que aguardam uma novidade chance”.Diz Carolina Romano, diretora de tabelião tabelião da Sinoreg-es.
De harmonia com o Ministério da Saúde, os transplantes mais realizados em 2024 foram rim (6.320 transplantes) e fígado (2.454), entre sólidos e córnea (17.107) e medula óssea (3.743) entre líquidos.
Porquê o Aedo funciona
O processo é totalmente do dedo, realizado através da plataforma e-noto. A secção interessada acessa o site www.aedo.org.br, solicita notarizado o certificado do dedo gratuito, executa videoconferência com um tabelião tabelião e assina eletronicamente o documento, escolhendo quais órgãos desejam doar.
AEDO integra involuntariamente o Meio Vernáculo de Doadores de Organos e pode ser consultado por profissionais de saúde credenciados no sistema vernáculo de transplantes. O documento pode ser revogado a qualquer momento pelo cidadão.
Com mais de 42.000 pessoas na fileira para um transplante no Brasil, Aedo representa um instrumento poderoso para conscientização e engajamento. A data de 27 de setembro reforça essa mobilização vernáculo e ressalta que a decisão de doar pode virar vidas e oferecer esperança a milhares de famílias.
Share this content:
Publicar comentário