Carregando agora

Ministério da Saúde e SESA realiza -se simulada para emergências em saúde pública

Ministério da Saúde e SESA realiza -se simulada para emergências em saúde pública

Ministério da Saúde e SESA realiza -se simulada para emergências em saúde pública

O Departamento de Emergências do Ministério da Saúde (DEPSP) realizou a “preparação simulada, vigilância e resposta a emergências na saúde pública” em Espírito Santo, na terça -feira (15) e quarta -feira (16), em um evento realizado no Golden Tulip Hotel, em Vitória.

A orifício do evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde (SESA), Recomendação de Saúde do Estado, Resguardo Social do Estado, Departamento de Bombeiros Militar de Espírito Santo (CBMES) e Secretariats de Saúde Municipal (Cosems).

O evento teve uma vez que objetivo promover a fala entre os setores estratégicos, preparar os profissionais de saúde para agir rapidamente e coordenados em emergências, espalhando conhecimento sobre planos de contingência, testando sua eficiência e fortalecendo a mobilização das equipes.

A orifício contou com a participação virtual do coordenador universal de vigilância de emergência na saúde pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira FILHO, que compartilhou os principais objetivos do workshop.

“Além de fortalecer a relação entre o Ministério da Saúde e os Estados, o workshop procura integrar a preparação, vigilância e resposta a emergências na saúde pública. A idéia é que a vigilância não seja somente vista uma vez que uma atividade isolada, mas uma vez que segmento integrante de uma abordagem abrangente”ele enfatizou.

O Secretário de Estado da Vigilância da Saúde, Orlei Cardoso, enfatizou a valimento de manter os planos atualizados e testados periodicamente, uma vez que uma maneira de proteger a população em situações críticas.

“Já realizamos 61 reuniões da Vigids, envolvendo 1.584 participantes para melhorar nossa resposta. Com isso simulado, podemos identificar pontos de melhoria no projecto e mostrar novas estratégias”.concluído.

Durante os dois dias do evento, os participantes revisaram os pontos do projecto de contingência do estado, discutiram o desempenho em eventos críticos e simularam ações de resposta a emergências.

A metodologia do workshop foi conduzida pela equipe técnica UME do Ministério da Saúde, coordenada por Vanessa de Paula Ferreira.

“Nosso papel é orientar e fortalecer essa preparação, garantindo que os estados estejam prontos para responder a qualquer crise e, por sua vez, permitir seus municípios”.esses.

Durante o simulado, as equipes receberam mensagens via WhatsApp simulando notícias de jornais e redes sociais sobre a crise, solicitações de ajuda das autoridades municipais, permitindo testar a eficiência do projecto de contingência, além de julgar indicadores operacionais e a conformidade das ações de resposta.

O fechamento foi marcado por uma discussão universal sobre resposta positiva e negativa dada aos eventos sugeridos, reforçando o compromisso de manter a Espírito Santo preparada para emergências, alinhando os esforços com municípios e instituições parceiras.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário