Ministérios de saúde e instrução começam a mobilizar contra a dengue nas escolas
Os Ministérios de Saúde e Instrução (MEC) começaram, na segunda-feira (17), a mobilização “escolas livres da semana de mobilização da dengue-national nas escolas”, um movimento envolvendo crianças, adolescentes, jovens, profissionais de saúde e comunidade escolar porquê ativa Agentes na prevenção de dengue, zika e chikungunya.
Esta semana pátrio, desenvolvida pelo Programa de Saúde no Escola (PSE), aconteceu até esta sexta -feira (21), e a mobilização continuará até 11 de abril. O objetivo é mobilizar 80% das escolas PSE em atividades propostas, que correspondem sobre 90.000 escolas e envolve 10 a 15 milhões de estudantes e comunidades. Em Espírito Santo, todos os 78 municípios se juntaram ao programa no biênio 2023/2024, cobrindo 1.955 escolas e 507.200 estudantes.
O desenvolvimento da adesão escolar ao PSE, com um aumento de 11,5% no número de faculdades que participam entre 2019/2020 e 2023/2024, reforça a relevância do programa de ações de saúde, incluindo o combate do mosquito Aedes aegypti.
Durante a semana de mobilização, as escolas de todo o país promoverão atividades educacionais e lúdicas para a identificação e eliminação de criadores de Aedes, muito porquê classes e sintomas públicos do arbovírus e os impactos das mudanças climáticas na proliferação de doenças. Serão realizados concursos de gymkanas, peças de teatro e design e redação para incentivar a participação dos alunos, expandindo a conscientização sobre a preço da saúde ambiental.
O envolvimento não se limita às escolas: famílias e comunidades também serão mobilizadas para substanciar ações preventivas. Entre fevereiro e abril, a saúde da escola continuará promovendo ações educacionais, incluindo feiras de ciências e rodas de conversação com agentes de saúde para discutir os impactos das mudanças climáticas na proliferação de Aedes aegypti.
No período entre as semanas epidemiológicas 27 e 52 de 2024, foram relatados 323.246 casos prováveis de dengue no país, e o coeficiente de incidência foi de 151,5 casos por 100.000 habitantes. Esses números representam um aumento de 30,9% no número de casos, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, no qual foram registrados 246.957 casos prováveis. Isso justifica a intensificação das ações de prevenção nas escolas e a preço de envolver estudantes, famílias e comunidades.
O PSE já executa ações educacionais porquê verificação da vacinação, promoção da saúde ambiental e controle de mosquitos, com 123.000 ações registradas em 2024.
Resultados esperados
Espera -se que 80% das escolas de PSE -participantes de participação envolvam seus alunos em atividades. A mobilização também visa impactar 15 milhões de estudantes e suas comunidades, fortalecendo a prevenção e consolidando o compromisso da instrução em saúde pública.
Sobre o programa de saúde na escola
Criado pelo Decreto No. 6.286/2007, o PSE opera em 5.506 municípios e envolve mais de 102.000 escolas em todo o Brasil, cobrindo mais de 25 milhões de estudantes. A iniciativa procura integrar ações de saúde e instrução para promover o bem-estar e a cidadania entre crianças e jovens brasileiros.
Share this content:
Publicar comentário