Moraes acata pedido da PGR e abre investigação contra Zambelli por obstrução e filtração
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), determinou nesta quarta-feira (18) o arquivamento de questionário sincero para investigar a ex-deputada federalista Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de filtração durante o processo e obstrução de questionário.
A investigação foi ensejo em junho do ano pretérito depois que Zambelli declarou durante entrevista que, em seguida fugir do Brasil, pretendia permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político ao governo do presidente Donald Trump.
Declarou ainda que pretende adotar o “mesmo modus operandi” utilizado pelo ex-deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a “prática de condutas ilícitas”. A investigação foi ensejo antes de Zambelli ser recluso na Itália.
Na decisão, o ministro acatou o pedido de registro feito pela Procuradoria-Universal da República (PGR). A PGR entendeu que não há provas suficientes para sustentar uma denúncia contra o ex-deputado.
“Diante do exposto, saúdo a revelação do Procurador-Universal da República e concedo o arquivamento desta investigação”o ministro decidiu.
Filtragem
Em julho do ano pretérito, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália, onde tentava fugir do cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.
Por ter dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em procura de asilo político na Itália em seguida ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão do sistema eletrônico do Recomendação Pátrio de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.
Segundo as investigações, Zambelli foi o responsável intelectual da invasão para expedir falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, a invasão foi realizada por Walter Delgatti, que também foi réprobo e confirmou ter realizado o trabalho por ordem do parlamentar.
Depois fugir para a Itália, o governo brasílico solicitou a extradição do deputado para o Brasil.
A decisão final sobre o processo de extradição será tomada durante uma audiência a realizar pelo tribunal italiano nas próximas semanas.
Share this content:



Publicar comentário