Morre, aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran
Morreu na madrugada desta segunda-feira (29), aos 99 anos, a atriz e comediante Berta Loran. Famosa por seus papéis em programas de humor da TV Mundo porquê “A Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Totalidade”, a artista estava internada há alguns meses em um hospital pessoal em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A razão da morte não foi divulgada.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta imigrou com a família judia para o Brasil durante a puerícia, para evadir do regime nazista e do Imolação. Foi no Rio de Janeiro que sua curso artística começou, atuando em clubes da comunidade judaica ao lado da mana, na dupla Berta e Bela Ais.
A popularidade pátrio veio em meados dos anos 1950, com sua estreia no teatro de revista. Na televisão, consolidou-se porquê um dos principais nomes da comédia brasileira, participando de programas icônicos porquê “Balança, Mas Não Cai” (1968), além de suas atuações marcantes na “Escolinha do Professor Raimundo” (1990-1995) e no “Zorra Totalidade” (1999-2015).
Reclusão nos últimos anos
A atriz, que completaria 100 anos em março de 2026, vivia de forma reclusa e sem contato com a prelo nos últimos tempos. Segundo João Luiz Azevedo, produtor cultural e responsável do livro-homenagem “Berta Loran: 90 anos de humor”, lançado em 2016, a artista recusou diversos convites para entrevistas.
“A produção do The Noite, do Danilo Gentili, quis entrevistá-la, e o invitação foi recusado. A situação se repetiu com o Sem Repreensão, mesmo com o áudio afetuoso enviado pela Cissa Guimarães (apresentadora da atração)”, pontua João Luiz.
A decisão de preservar sua imagem se estendia também a amigos. Uma amiga da atriz, que pediu para não ser identificada, relatou que, ao completar 99 anos, Berta evitou transpor em público e receber visitas. A assessoria do hospital onde ela estava internada foi contatada, mas não houve retorno sobre o óbito até o momento da publicação desta reportagem.
Share this content:
Publicar comentário