Mulher de Maguila, Irani, diz que se o cérebro do ex-boxeador fosse doado para estudo da USP
Pinho iranianoesposa de Adilson Maguilaanunciou nesta sexta-feira (25) que o cérebro do ex-boxeador foi doado para fins de pesquisa, com o objetivo de estudar a encefalopatia traumática crônica, doença com a qual o desportista conviveu por quase duas décadas.
Em entrevista durante o velório, realizado na Plenário Legislativa do Estado de São Paulo, Irani explicou que a decisão de doar o órgão foi tomada junto com Maguila ainda vivo, na esperança de que o estudo possa ajudar no tratamento de outros pacientes . com a doença.
A doença impactou a vida de Maguila nos últimos anos.
Irani relatou que a doença causou diversos impactos na vida do marido, porquê alterações comportamentais e sintomas agressivos, um pouco que contrastava com a personalidade original de Maguila. Ele comparou os sintomas da encefalopatia traumática crônica com os da doença de Alzheimer.
A decisão de doar o cérebro teve porquê objetivo contribuir com a ciência e ajudar no desenvolvimento de estudos que ampliem o conhecimento sobre a doença. O órgão será estudado pelo departamento de medicina da Universidade de São Paulo.
Viúva falou sobre doação de cérebro para estudo
Irani disse que Maguila estava lutando contra uma doença que alguns também chamam de demência pugilística. “É por isso que decidimos doar seu cérebro ainda enquanto ele estava vivo. Isso foi feito ontem para estudar”ele afirmou. O velório de Maguila começou às 8h e ficou ingénuo ao público até as 12h na Alesp. O sepultamento aconteceu em São Caetano do Sul.
Receba novidades
sem WhatsApp
Share this content:



Publicar comentário