Carregando agora

‘O Agente Secreto’ faz história e conquista quatro indicações ao Oscar 2026

‘O Agente Secreto’ faz história e conquista quatro indicações ao Oscar 2026

‘O Agente Secreto’ faz história e conquista quatro indicações ao Oscar 2026

A Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, na manhã desta quinta-feira (22), a lista completa dos indicados à 98ª edição do Oscar. O cinema vernáculo é o grande destaque com o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Rebento, que recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A produção iguala o recorde histórico de “Cidade de Deus” (2002) e coloca Wagner Moura porquê o primeiro brasílico a concorrer na categoria de Melhor Ator.

O pregão foi realizado ao vivo pelos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman, através do conduto da entidade no YouTube. Além das categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, “O Agente Secreto” também disputa a estatueta de Melhor Direção de Elenco, uma novidade categoria na premiação, que reconhece o trabalho do diretor de casting brasílico Gabriel Domingues.

Com leste desempenho, o longa empata com o feito de “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, que em 2004 também obteve quatro nomeações (Melhor Diretor, Roteiro Adequado, Edição e Retrato). Ou por outra, é a segunda vez consecutiva que uma produção brasileira chega à categoria principal de Melhor Filme, um feito inédito até o ano pretérito, quando “Ainda Estou Cá” recebeu a mesma nomeação e quebrou o jejum do país ao vencer porquê Melhor Filme Internacional.

Indicação inédita para Wagner Moura
A nomeação de Wagner Moura marca um momento histórico para o audiovisual do país. Ele se torna o primeiro ator brasílico a disputar a estatueta de Melhor Ator. Antes dele, exclusivamente Fernanda Montenegro (em 1999, por “Medial do Brasil”) e Fernanda Torres (no ano pretérito, por “Ainda Estou Cá”) haviam concorrido na versão feminina da categoria, sendo superadas por Gwyneth Paltrow e Mikey Madison, respectivamente.

A indicação de Moura já era aguardada pela sátira internacional. No início do mês, ele foi eleito Melhor Ator em filme de drama pelo Orbe de Ouro, vitória que impulsionou sua campanha para o prêmio da Ateneu. Além de Moura, o elenco selecionado por Gabriel Domingues conta com nomes porquê Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Roble, Tânia Maria e Carlos Francisco.

Trajetória de prêmios e reconhecimento
“O Agente Secreto” chega ao Oscar com uma bagagem expressiva de vitórias. Desde sua estreia no Festival de Cannes, em maio de 2025, onde venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor, o filme acumula mais de 50 vitórias ao volta do mundo.

Na atual temporada de premiações, a obra também garantiu o troféu de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards e o Orbe de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Veículos norte-americanos porquê The New York Times, Variety e The Hollywood Reporter já apontavam a inclusão do filme brasílico na lista principal porquê uma das grandes apostas do ano.

Trama política
Ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, o thriller político acompanha a história de Marcelo, um professor universitário interpretado por Moura. Em seguida se desentender com um empresário em São Paulo, ele foge de um pretérito misterioso e retorna à sua cidade natal em procura de silêncio, adotando um nome falso. No entanto, o protagonista logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio seguro que procura.

Cerimônia e transmissão
A cerimônia de entrega do Oscar 2026 será realizada no dia 15 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, a transmissão acontece a partir das 20h (horário de Brasília) pela TV Orbe, pelo conduto por assinatura TNT e pelas plataformas de streaming HBO Max e Globoplay.

Durante o pregão dos indicados nesta manhã, a transmissão solene no YouTube foi tomada por comentários de brasileiros torcendo pela produção vernáculo, com mensagens de pedestal ao diretor e ao protagonista. Na disputa de Melhor Filme, o longa vernáculo concorrerá com produções porquê “Uma Guerra Em seguida a Outra” e “Hamnet”, leste último vencedor do Orbe de Ouro de melhor filme de drama.

manadeira

Share this content:

Publicar comentário