O almoço escolar pode ter no supremo 15% dos mantimentos ultra processados
O governo federalista reduzirá de 20% para 15% o limite fomentar processado e de ultra -processo que pode conceber o menu da escola pública brasileira até 2025, através do Programa Vernáculo de Mantimentos para Escolas (PNAE). O objetivo é oferecer mantimentos mais saudáveis aos alunos, priorizando mantimentos mais nutritivos, produção lugar e uma maior flutuação de cultura fomentar nas regiões do país.
A mandamento está em uma novidade solução do Fundo Vernáculo para o Desenvolvimento da Instrução (FNDE), um município ligado ao Ministério da Instrução (MEC). Até 2026, o limite de almoço de ultra -processo será reduzido para 10%.
O programa atende 40 milhões de crianças e jovens em 150.000 escolas dos 5.570 municípios no Brasil. Existem 50 milhões de refeições diárias e murado de 10 bilhões por ano, com um dispêndio anual de aproximadamente US $ 5,5 bilhões.
O proclamação foi feito durante a sexta edição da reunião pátrio de PNAE, em Brasília, na tarde de terça -feira (4), em Brasília, com a presença do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, o Ministro da Instrução, Camilo Santana, de outras autoridades, em Além de lancheiras, nutricionistas e membros da comunidade escolar de várias regiões do país, porquê professores, gerentes e os próprios alunos. O evento não aconteceu há 15 anos.
“Nossa dívida histórica com a ensino não tem preço em um século. Até o início do século pretérito, ninguém se importava se a menino tivesse que ir à escola. A propósito, não era obrigatório ir à escola. A pequena não pôde ir para a escola para não aprender a grafar uma missiva para o namorado. E o garoto não teve que ir para a escola porque tinha que ir trabalhar, trinchar a bengala, qualquer outra coisa “Lula disse.
“E isso justifica quando investimos em comida escolar, porque ninguém pode estudar com uma bojo vazia. Uma menino que sai de vivenda sem moca, que não tem um jantar de qualidade com as calorias e proteínas necessárias à noite, o que aprenderá na escola? Quem nunca teve rafa não sabe a capacidade de não aprender zero com rafa. É difícil. Paulo Freire disse que quando comemos, ficamos inteligentes “O presidente acrescentou.
Qualidade da comida
“Conhecemos os impactos desses mantimentos (ultra processados) na sustento dessas crianças, o problema da obesidade. Portanto, o PNAE garantirá qualidade nesta comida “O ministro Camilo Santana destacou, em um oração ao anunciar a medida.
O ministro também informou que o programa priorizará a compra de cultivação familiar com cortes para mulheres agricultores. A lei já estabelece que 30% dos mantimentos comprados na cultivação fomentar devem vir da cultivação familiar. “O PNAE já é um indutor importante e essa novidade diretriz melhora ainda mais esse impacto, garantindo que as mulheres agrícolas desempenhem um papel meão na sustento de nossas escolas”..
“Ficamos por um longo tempo na escola e, com o refresco de que os fabricantes de almoço nos ajudam em concentração, no momento da atividade, a explicação do professor, a abordagem”.Ele descreveu o aluno Miguel Moura, 13, um estudante da oitava série da Escola Primária 3 (CEF3), Sobradinho, no província federalista.
Os cookies industrializados foram lançados, homiclados, Cuscús, o maior suprimento de frutas, feijoeiro fresco, entre outros mantimentos, explica Jaqueline de Souza, uma nutricionista que participa do programa. “A comida escolar melhorou muito”Ele disse em um vídeo institucional publicado por MEC.
“Muitas vezes, as refeições escolares são a única repasto de qualidade do aluno naquele dia”O presidente da FNDE, Fernanda Pacobahyba, disse.
De entendimento com o sistema de vigilância fomentar e nutricional do Ministério da Saúde 2023, a cada sete crianças brasileiras, um tem sobrepeso ou obesidade. Isso significa 14,2% das crianças menores de cinco anos. A média global é de 5,6%. Entre os adolescentes, a taxa é ainda maior e atinge 33% do totalidade.
Conceder
Durante a reunião, o governo lançou o Projeto Note 10, para permitir que o almoço e os nutricionistas da PNA em mantimentos e segurança nutricional. O investimento será de US $ 4,7 milhões, em uma associação entre FNDE, Itaipu Binacional, Instituto Federalista de Instrução, Ciência e Tecnologia de Gerais Minas e fundações para o desenvolvimento de extensão, pesquisa, ensino profissional e tecnológica.
“A abordagem procura fabricar um envolvente colaborativo para promover práticas alimentares saudáveis, sustentáveis e ecológicas para mais de 4.500 nutricionistas”O governo disse.
Transferências aumentadas
Em 2023, depois de assumir a presidência, o governo Lula concedeu um reajuste de 39% no valor das refeições escolares para a escola intermediária e primária, estágios que representam mais de 70% dos estudantes atendidos. Para a ensino infantil e as escolas indígenas ou de Quilombola, o reajuste foi de 35%, enquanto para outras etapas e modalidades, a porcentagem foi de 28%. Até logo, a comida da escola tinha murado de seis anos sem reajuste.
Share this content:
Publicar comentário