Carregando agora

O Brasil assume a presidência de Mercosur durante uma cúpula de conjunto na Argentina

O Brasil assume a presidência de Mercosur durante uma cúpula de bloco na Argentina

O Brasil assume a presidência de Mercosur durante uma cúpula de conjunto na Argentina

Expansão mercantil, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, violação organizado de combate e confronto de desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para a próxima presidência do Mergosur, que o Brasil celebrará no segundo semestre deste ano.

As diretrizes foram apresentadas pelo Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, nesta quinta -feira (3), durante a 66ª Cúpula de Mersasur, em Buenos Aires, Argentina, quando foi coordenado pelo conjunto sul -americano do presidente prateado Javier Milei.

A reunião reúne os líderes dos países membros da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia, que está no processo de adesão e países associados, para discutir questões prioritárias do conjunto.

A presidência brasileira também procurará fortalecer a taxa externa generalidade (TEC), a incorporação de setores automotivo e de açúcar no regime mercantil do conjunto, muito porquê o fortalecimento dos mecanismos de financiamento de infraestrutura e desenvolvimento regional.

Em seu oração, o presidente brasílio defendeu a modernização do sistema de pagamento em moedas locais para facilitar as transações digitais.

Para Lula, Mercosur é um abrigo para países da região, que enfrenta um mundo “instável e cominador”.

“No discurso de mais de três décadas, criamos uma morada com bases sólidas, capazes de resistir à força do clima. Poderíamos gerar uma rede de acordos que se estendiam aos estados associados. Toda a América do Sul se tornou uma superfície de livre transacção baseada em regras claras e equilibradas”.disse.

“Estar em Mercosur nos protege. Nossa taxa externa generalidade na facciosismo contra as guerras comerciais alienígenas. Nossa robustez institucional ao mundo porquê parceiros confiáveis. Enfrentaremos o duelo de proteger nosso espaço de autonomia em um contexto cada vez mais polarizado”.Ele acrescentou.

No entanto, entre os acordos assinados durante a presidência da Argentina em Mercosur está a flexibilidade dos produtos que podem estar fora do conjunto generalidade do conjunto. A novidade exceção se expande para 50 o número de códigos tarifários do resultado que podem ter a coleção do TEC relaxado, de convénio com a conveniência de cada país.

O TEC é uma taxa unificada adotada pelo Mergosur em produtos importados de outros mercados, uma maneira de estimular e promover o transacção entre países em blocos. Ele está em vigor desde os primeiros anos da geração do quarteirão em meados da dez de 1990. A aprovação representa uma licença do governo brasílio a um pedido de Argentina e melhora a capacidade de reação do Mergosur a distorções comerciais criadas por barreiras ou práticas não autorizadas pela Organização Mundial do Negócio (OMC).

Acordos comerciais
A primeira prioridade brasileira avante de Mercosur, listada por Lula, é o fortalecimento do transacção entre os países do conjunto e com parceiros externos. O objetivo do presidente é terminar o Conciliação de Bloqueio da América do Sul com a União Europeia (UE), considerada a mais importante. Embora já esteja negociado, o convénio Mercosur-ve está agora passando pelo processo de internalização pelos países envolvidos e ainda tem resistência, principalmente da França.

Na quarta -feira (2), foi anunciada a desenlace das negociações para um convénio do Mergosur com a Associação Europeia de Livre Negócio (EFT), formada pela Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

A Mercosur ainda pretende negociar acordos específicos com o Canadá e os Emirados Árabes Unidos, além de trabalhar para novos parceiros regionais, porquê o Panamá e a República Dominicana, e atualizar os acordos com a Colômbia e o Equador.

Lula ainda quer o foco dos países do cone do sul com o mercado asiático.

“Nossa participação nas cadeias de valor global se beneficiará de mais perto do Japão, China, Coréia, Índia, Vietnã e Indonésia”defendeu, destacando a valor de uma infraestrutura adequada para a circulação de bens e serviços. Ele citou os projetos de rota sul -americana e bioceanic para essas conexões.

Nesse sentido, durante o próximo semestre, o Mergosur pretende ser lançado, sob a Presidência Brasileira, uma segunda edição do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosur (Focem), um mecanismo de solidariedade para seus próprios fundos dos países do conjunto para obras e outras iniciativas para promover o transacção. Nas últimas décadas, o FOCEM possibilitou mais de US $ 1 bilhão em investimentos, principalmente em obras estruturais em países porquê Argentina e Paraguai.

Finalmente, para o presidente brasílio, é necessário reativar o fórum de negócios do Mergosur e oferecer maior escora a pequenas e médias empresas.

“A prosperidade não é construída com grandes empresas”disse.

Mudança climática
Na presidência brasileira pelos próximos 6 meses, o Mercosur deve enfatizar uma agenda virente para promover a cooperação no transacção sustentável.

Segundo Lula, o confronto das mudanças climáticas e a promoção da transição energética são prioridades.

“As consequências do aquecimento global já são sentidas no cone do sul. A região sofre de secas e inundações que causam perdas humanas, ruína de infraestrutura e quebras de culturas. A veras se move mais rapidamente que o convénio de Paris, expondo a falácia do negocionismo climatológico”.Ele avisou.

“O Brasil assumiu a responsabilidade de organizar a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) em um momento de desordem séria para o multilateralismo. O escora do Mergosur e de toda a América do Sul será forçoso”.apontou.

O Brasil está propondo o programa Mercosur Virente para fortalecer a cultura sustentável na região e procura cooperação que promova padrões comuns de sustentabilidade, mecanismos de rastreabilidade e inovações tecnológicas.

O Presidente Lula também citou as grandes reservas minerais críticas da região, usadas na transição energética e na procura pelo escora da Organização Latino -Americana de Vigor (OLADE) para reativar discussões a um convénio sul -americano sobre esses produtos.

“A corrida por lítio, terras raras, grafite e cobre já começaram. Mercosur expandido é a nossa melhor plataforma para trazer e coordenar políticas nacionais. É forçoso prometer que as etapas de benefícios ocorram em nossos territórios, com a transferência de tecnologia e geração de empregos e renda”.defendido

Desenvolvimento tecnológico
Lula novamente criticou a concentração tecnológica no mundo, “Nas mãos de um pequeno número de pessoas e empresas, com base em um número ainda menor de países”.

Ele lembrou que o Brasil e o Chile formalizaram a associação para gerar modelos de lucidez sintético que refletem as realidades culturais e linguísticas da América Latina e querem expandir a iniciativa em Mercosur.

Para o presidente brasílio, trazer data centers para a região é uma questão de soberania do dedo.

“Esse esforço deve ser escoltado pelo desenvolvimento do desenvolvimento lugar, saudação à proteção de dados e ao investimento para atender às demandas adicionais de pujança”.disse.

“A Pandemia Covid-19 abriu a vulnerabilidade à qual estamos expostos à falta de entrada a vacinas e medicamentos. O Brasil quer fazer do Mergosur um núcleo de tecnologias de saúde, capaz de satisfazer as necessidades de nossa população”.Ele acrescentou.

Violação organizado
Ao receber a presidência do conjunto, Lula prometeu estudar a proposta da Argentina, criando uma filial contra o violação organizado transnacional.

“Não excederemos esses verdadeiros crimes multinacionais sem agir de maneira coordenada. Precisamos investir em lucidez, sofrear fluxos de armas e reprimir os recursos que financiam a indústria do violação”.esses.

O aprofundamento da cooperação contra o violação organizado é a prioridade do Brasil, estabelecendo ações complementadas e diálogo entre si para obter graduação regional, segundo Lula.

Ele citou o comando triplo tripartido de fronteira, uma plataforma para combater crimes financeiros e tráfico de drogas, armas e pessoas, e o núcleo de cooperação da polícia internacional da Amazônia, abriu em Manaus, com o desempenho das forças de segurança de nove países da Amazon para interromper os crimes ambientais e outros crimes ilícitos.

Direitos dos cidadãos
A presidência brasileira também prometeu aumentar o funcionamento do Instituto Social de Mercosur (ISM) e do Instituto de Políticas de Direitos Humanos Públicos (IPPDH), promovendo uma maior participação da sociedade social em questões prioritárias para o conjunto.

“Sem inclusão social e o confronto de desigualdades de todos os tipos, não haverá progresso infindável”Lula disse, acrescentando que a Cúpula Social do Mergosur será retomada e uma cúpula sindical será realizada.

“A força de nossas democracias depende do diálogo e do saudação pela pluralidade”preenchido.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário