O cancro tripa, que vitimou a preta Gil, é o terceiro mais geral no país
Casos de cancro no tripa, porquê aquele que vitimou a cantora e empresária Gil, geralmente unicamente manifestam sintomas em um estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de trato. Portanto, as pessoas com fatores de risco devem estrear a rastrear os testes antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em universal.
“Quando o paciente tem um membro da família com cancro diagnosticado, essa idade está cada vez mais diminuindo e, sendo mais específica e individualizada para cada pessoa. O rastreamento é feito com a estudo de histórias de vida, o vistoria físico e os dois principais exames de triagem, eles são o vistoria das fezes, para ver se tem sangramento oculto e colonoscopia, que vemos dentro do tripa, polips e cancro”.Explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro pleno da Cirurgia Digestiva do Escola Brasílico.
Número
Os cânceres de cólon e reto, que atingem o tripa, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com murado de 45.000 novos registros por ano, de combinação com o Instituto Pátrio do Cancro estimado de 2023 a 2025. A incidência é maior na região sudeste – onde se eleva para a segunda posição dos novos casos – e entre as mulheres.
Nacif explica que o cancro geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, porquê pólipos, o que aumenta o aviso para as pessoas com essa exigência, e pinturas porquê a doença de Crohn e outras inflamação intestinal crônica. Ou por outra, inatividade física, obesidade, consumo regular de álcool, tabaco, dieta superprocessada e desequilibrada também são fatores de risco.
Infelizmente, de combinação com o perito, ainda existe um fator cultural que dificulta o diagnóstico precoce: “As pessoas têm terror de procurar um médico para fazer essa triagem, porque o vistoria começa com a avaliação física, e o médico geralmente precisa fazer um toque retal. Mas com uma pequena avaliação, o médico pode ser muito específico nessa prevenção. E ele não está avaliando se for bonito, mal-parecido, grande, pequeno … ele está fazendo um vistoria técnico”.Explica Lucas Nacif.
Alerta
O cirurgião gastrointestinal também alerta sobre os riscos de unicamente buscar conselhos médicos em seguida surdir os sintomas.
“Os sinais de alerta geralmente são a mudança no trânsito intestinal, seja muita diarréia ou tripa recluso, perda de peso, evacuações sangrando, alguma dor abdominal também pode estar presente. Mas essas situações geralmente acontecem quando o cancro já é maior, portanto a triagem é tão importante”.acabamentos.
Share this content:
Publicar comentário