Carregando agora

O cartão SUS será unificado com os dados do usuário CPF

O cartão SUS será unificado com os dados do usuário CPF

O cartão SUS será unificado com os dados do usuário CPF

O novo Cartão Vernáculo de Saúde (SNC), a partir de agora, agora exibe o nome e o CPF no lugar do número idoso. A mudança foi anunciada na terça -feira (16) pelos Ministérios de Saúde e Gerenciamento e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A previsão é que 111 milhões de registros serão inativados em abril de 2026 – desde julho, 54 milhões foram suspensos. Em uma entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilh, enfatizou que os pacientes sem CPF continuam sendo geralmente tratados pelo Sistema de Saúde Unificado (SUS).

“Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda serão atendidas para”esses. “Não existe um sistema de saúde pública que tenha volume, inconstância e complicação dos dados que têm o Sus”concluído.

“Higiene”
Para possibilitar a unificação, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de registros dos usuários do SUS, conhecida porquê cadsus. Desde logo, os registros passaram de 340 milhões para 286,8 milhões de registros ativos.

Desse totalidade, 246 milhões já estão vinculados ao CPF, enquanto 40,8 milhões permanecem sem CPF, na temporada de estudo para inativação. O processo de higiene, de conformidade com o ministério, também atinge registros inconsistentes ou duplicados.

“Estamos dando um passo muito decisivo em direção a uma revolução tecnológica no sistema de saúde unificado. Não é simples o que estamos fazendo”Ele avaliou Padilhe, mencionando que o sistema vernáculo de saúde pública inglesa, criando seu cartão de unificação, levou 10 anos para implementar a ação.

Integração
A estimativa do governo é que 11 milhões de registros serão inativados todos os meses, totalizando 111 milhões até abril de 2026. O objetivo é que, no final da ação, a base dos usuários do SUs é equivalente ao totalidade de CPFs ativos no IRS: 228,9 milhões.

O progressão, de conformidade com o ministério, foi verosímil graças à interoperabilidade do CADSUS e ao banco de dados do IRS, usando o CPF porquê identificador individual de um cidadão e permitindo o chegada aos dados porquê histórico de vacinas e medicamentos garantidos no programa de farmácia popular.

Usuários sem CPF
Em um expedido, a pasta disse que havia estabelecido um registro temporário para cidadãos assistidos no SUS sem CPF, válido por um ano. A medida, de conformidade com o expedido, atende a situações em que a pessoa não pode informar o CPF no momento dos cuidados, porquê em casos de emergência.

“Depois subida ou regularização, é necessária à prova de vida e inclusão do CPF”destacou o ministério.

As populações que não usam CPF, porquê estrangeiros, indígenas e ribeirinhas, permanecem identificadas pelo National Health Register, nomenclatura que substituirá o cartão de saúde vernáculo da sentença “Para substanciar que levante é um registro secundário e complementar”reforçou a pasta.

Bancos de dados
O Ministério disse que reajustará todos os sistemas de informação SUs para usar o CPF do paciente – começando com os mais utilizados por estados e municípios, porquê a Rede Vernáculo de Dados de Dados de Saúde (RNDs), o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e o registro médico eletrônico da atenção primária.

O calendário, de conformidade com Padilha, será acordado com o Parecer Vernáculo de Secretários de Saúde (Conass) e o Parecer Vernáculo de Secretariates de Saúde Municipal (Conasems). O prazo para peroração é dezembro de 2026.

Também de conformidade com a pasta, o CADSUS será integrado à Infraestrutura Vernáculo de Dados (IND), coordenada pelo MGI. “A medida permitirá que você receba informações de outros ministérios e órgãos, porquê o IBGE (Instituto Brasílio de Geografia e Estatística) e Cadúnico (registro único) e compartilhamento de dados de saúde com segurança, sem transferência totalidade da base”..

“A ação melhorará o monitoramento, o desperdício de combate e fortalecerá a gestão pública”concluiu o ministério na nota.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário