Carregando agora

O ES lança Rede de Cuidados de Saúde Vocal e anuncia investimentos para reformar os postos de saúde

O ES lança Rede de Cuidados de Saúde Oral e anuncia investimentos para reformar os postos de saúde

O ES lança Rede de Cuidados de Saúde Vocal e anuncia investimentos para reformar os postos de saúde

O governador do estado, Renato Casagrande, anunciou na quinta -feira (07) um investimento de R $ 67 milhões para a reforma e expansão de unidades básicas de saúde (UBS) em 67 municípios Capixabas. Ao mesmo tempo, foi lançado o programa da Rede de Saúde Vocal de Espírito Santo (RASB-ES), que procura expandir o aproximação da população aos serviços odontológicos. O pregão representa a segunda temporada do Projecto de Decenato APS +10.

A transferência de fundos para as obras em unidades de saúde será de US $ 1 milhão para cada uma das 67 cidades ativadas no programa. Oriente novo estágio aumenta o primeiro, no qual a construção de 108 novos UBSs em 52 municípios foi autorizada, com um investimento totalidade de R $ 270 milhões. Desse totalidade, 14 unidades já foram entregues em São Roque do Canaã (Vila Verdejante), Vila Velha (Gaivotas e Paul), Pinheiros (Domiciano e Vila Novidade), Novidade Venécia (Altery chuva e São Gonçalo), Santa Maria de Jetibá (Aldo Ano e São Sebalo), Santa Maria de Jetibá (Alguma coisa, Aldoeto e São Sebalo), Santa Maria de Jetibá (Alguma coisa, Algoeton, São, São, Santa Maria de Jetibá (AlteraoTa), Santa Maria de Jetibá (AldoaoTaoTo), Santa Maria de Jetibá (AldoaoTaoTo), Santa Maria de Jetibá (AlmoaeaTa), Santa Maria de Jetibá (AldoaoTaoTo), Santa Maria de Jetibá (AldoaoTaoTo), Santa Maria de Jetibá, (Salvador), São Mateus (Parque Das Brisas e Guriri Sul) e Cariacica) (retiro de ansiedade).

“É ótimo ver que boas políticas públicas trazem resultados. Quando você tem planejamento e segue, não pode parar de obter resultados eficazes”, O governador Renato Casagrande declarou. “Quando a parceria funciona, tudo flui mais rápido e isso se transforma em qualidade de vida para os capixabas”.

O vice -governador Ricardo Ferraço também comentou sobre a iniciativa. “Uma parceria estatal firme com nossas cidades para sempre expandir e melhorar os serviços disponíveis para o cidadão. O que confirmamos cá hoje é uma ampla política de saúde que expande e expande a presença”, dito.

Novidade Rede de Saúde Vocal
Juntamente com o investimento em infraestrutura, foi lançada a rede de saúde bucal (RASB-ES), uma iniciativa da Secretaria da Saúde (SESA) para expandir e facilitar o aproximação a serviços odontológicos. O objetivo é evitar doenças uma vez que cárie e problemas periodontais, concentrando -se em famílias em situações socialmente vulneráveis. A proposta é baseada na expansão e qualificação das equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESB/FHS).

“Quando pensamos na saúde em universal, o desvelo vocal também é um componente principal. Não é unicamente a exiguidade de doenças específicas, mas o bem-estar físico, psicológico e social”. explicou o Secretário de Saúde, Tyago Hoffmann.

Porquê segmento do fortalecimento da saúde bucal, o coordenador universal da extensão do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena, presente no evento, anunciou o envio de dez unidades dentárias móveis para Espírito Santo, através do programa “Seleção do PAC”. “Essas unidades vão para dez municípios, esses equipamentos permitirão que o dentista da atenção primária vá para as áreas rurais”, detalhado. Seis veículos programaram a entrega em agosto e os outros quatro, até dezembro. O estado também receberá impressoras e scanners 3D para expandir o fornecimento de próteses dentárias.

Qualificação e inovação
A realização do RASB-ES será apoiada pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), por meio do projeto integral RASB. A iniciativa apoiará a implementação de novos centros de especialidades odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Protese odontológica (LRPDs) e serviços de odontologia hospitalar. O projeto também fornece treinamento profissional, definição de protocolos clínicos e consolidação de linhas de atendimento em fala com os municípios.

“A qualificação de serviços e profissionais é fundamental para o fortalecimento da saúde vocal da população de capixaba”, Apontou o diretor universal da ICEPI, ERICO SANGIORGIO.

Plataforma do dedo para adesão aos decretos
Durante o evento, o ICEPI também apresentou a plataforma do dedo “Conecta Icepi”, que visa modernizar e agilizar a adesão dos municípios aos avisos do Programa de Qualificação de Cuidados de Saúde do Estado (Qualifica-APS). A utensílio substitui o processo manual anterior, permitindo que os gerentes municipais selecionem vagas e sigam as etapas de seleção em tempo real.

“A inovação e a tecnologia são pilares fundamentais do ICEPI, e a Connecta Icepi é um exemplo concreto desse compromisso”. Aphirormou Sangiorgio.

Qualifica APS está presente em 64 municípios com muro de 1.200 profissionais. Com o novo pregão, a expectativa é expandir para os 78 municípios do estado. No evento, os termos de cooperação entre o ICEPI e as cidades parceiros também foram renovados.

No final do evento, foi anunciada a edição de uma novidade ordenança para atendimento prioritário para meninas e mulheres vítimas de violência no Sistema de Saúde Unificado (SUS). A medida será editada pela SESA em conjunto com o Secretariado do Estado das Mulheres (SESM).

“Aproveitando levante mês, August Lilac, (…) hoje é um marco para Espírito Santo, que instituímos a lei para atendimento prioritário para meninas e mulheres em situações de Sus em nosso estado”, explicou o subsecretário de saúde em saúde, Carolina Sanches.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário