O ES recebe doses de influenza e vacina municipal pode iniciar a novidade estratégia de imunização de rotina
O Secretariado da Saúde (SESA) recebeu nesta segunda -feira (24) a primeira remessa de vacinas contra influenza. Espírito Santo will be contemplated with 116,000 doses that, after sending to municipalities, will already be able to begin the new strategy for immunization against the flu defined by the Ministry of Health in the last month, with the inclusion of the vaccine in the national vaccination calendar, such as routine ração, for children from 6 months to children under 6 years old (5 years, 11 months and 29 days), elderly 60 or older.
As doses estarão disponíveis em mais de 700 salas de vacinação em todo o estado. A novidade estratégia visa tornar permanente a proteção desses públicos.
Em Espírito Santo, espera -se que 349.325 crianças de 6 meses a crianças menores de 6 anos, 680.000 idosos com mais de 60 e 39.140 mulheres grávidas recebam a vacina ao longo do ano. O objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.
A SESA também aconselha que os municípios, logo que as doses estiverem disponíveis em seus territórios, que também iniciam a oferta da vacina ao público -alvo que compõe o grupo privativo da estratégia de vacinação contra influenza. Levante ano, além dos grupos conhecidos, o Ministério da Saúde incluiu trabalhadores de correios.
Estratégia de vacinação em grupos especiais de influenza tem primícias solene em 7 de abril
O Ministério da Saúde anunciou na sexta -feira passada (21) que a estratégia privativo de vacinação contra influenza, que ocorre anualmente destinada a certos grupos prioritários, será iniciada oficialmente em 7 de abril, com o dia de mobilização “D” para 10 de maio. No entanto, com doses disponíveis, os municípios podem iniciar a vacinação.
A vacinação contra a gripe é dividida em estratégia de rotina, com o público listado supra e a estratégia privativo. Em Espírito Santo, a expectativa é imunizar um totalidade de 1.718.123 pessoas contra a gripe, entre os grupos que receberão as doses na rotina e as que pertencem aos grupos especiais. A vacinação contra influenza visa reduzir complicações, hospitalizações e mortalidade por infecções por vírus influenza no público -alvo para vacinação em 2025.
Em grupos especiais, destaque -se: profissionais de saúde; Pós -parto; Professores de ensinamentos básicos e superiores; Povos indígenas; Pessoas sem -teto; Profissionais das forças de segurança e resgate; Profissionais das forças armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte rodoviário coletivo (curso urbano e longo); Trabalhadores portuários; Trabalhadores postais; Funcionários do sistema de privação; e população privada de liberdade, muito porquê adolescentes e jovens sob medidas socio -educacionais (entre 12 e 21 anos).
A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente, pois os imunizadores recebem atualizações sobre cepas circulantes para prometer a proteção da população. As vacinas trivalentes de influenza usadas no Brasil levante ano têm três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) PDM09; A/Croácia/10136RV/2023 (H3N2); e B/Áustria/1359417/2021 (linhagem b/Victoria).
Cenário epidemiológico
Em Espírito Santo, até a semana epidemiológica 10 (até 8 de março), foram relatados 295 casos de influenza por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), 37 confirmadas e uma (01) morte. Em 2024, ao longo do ano, houve 4.630 notificações, 501 casos confirmados e 51 mortes.
Share this content:
Publicar comentário