Carregando agora

O governo avalia para entrar nos tribunais dos EUA em resguardo dos Moraes

O governo avalia para entrar nos tribunais dos EUA em defesa dos Moraes

O governo avalia para entrar nos tribunais dos EUA em resguardo dos Moraes

O governo do Presidente Lula (PT) está estudando para recorrer aos tribunais dos EUA para tutelar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), depois que o governo de Donald Trump impõe sanções contra o magistrado na quarta -feira (30). A medida, com base na lei de Magnitsky, determina o frigoríficação de ativos inadimplentes nos Estados Unidos e é vista por membros do Tribunal Brasílio porquê uma tentativa de interferir na soberania pátrio na véspera de julgamentos importantes, porquê o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL) pela trama.

A reação brasileira está sendo articulada entre o Palácio Planalto e o STF. Os ministros supremos passaram a tarde em conversas com interlocutores do governo para definir as próximas etapas, que podem incluir a ativação do Procurador Universal da União (AGU) e Itamaraty.

Resposta em justiça e resguardo da soberania
O governo brasílico está considerando duas hipóteses principais. O primeiro é a contratação de um escritório de advocacia nos Estados Unidos para simbolizar diretamente os interesses do ministro Alexandre de Moraes. A segunda proposta é levar ao Tribunal Americano uma ação mais ampla, defendendo a tese da soberania das instituições brasileiras, incluindo o judiciário.

Embora o Executivo dos Estados Unidos aplique as sanções, a avaliação do STF é que levar o caso aos tribunais dos Estados Unidos pode forçar um debate sobre a legitimidade e a motivação da medida. Os participantes do presidente Lula afirmam que a soberania pátrio é um ponto inaplicável. Na Suprema Incisão, os magistrados refutam que a decisão de Trump influenciará o julgamento sobre a tentativa de golpe; Pelo contrário, a estudo do caso deve ser impregnada por discursos em resguardo da autonomia do país.

Os efeitos práticos da sanção
A sanção contra Moraes foi publicada no site do tesouro americano, que oficializou a inclusão do ministro no Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). A medida, sem precedentes contra um cidadão brasílico, baseia -se na lei de Magnitsky, a legislação destinada a sérias violações dos direitos humanos. No pretérito, os Estados Unidos aplicaram sanções semelhantes aos membros dos mais altos cortes da Venezuela.

Com a decisão, o governo de Trump determina o frigoríficação de qualquer muito ou ativo que Alexandre de Moraes tenha nos Estados Unidos. Ou por outra, a medida pode proibir entidades financeiras dos EUA, porquê mastercard e bandeiras de cartão de crédito Visa, realizando dólares em obséquio do ministro.

Joint de Eduardo Bolsonaro e à direita
A emprego de sanções contra Moraes foi comemorada pelo vice-vice-Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, de consonância com os interlocutores de seu pai, atuou nos Estados Unidos para adotar. Apesar do sucesso em seu objetivo, os aliados do recta e Centrío avaliam que a ação não garante sua restauração política.

Nas últimas semanas, Eduardo intensificou o tom de suas críticas, até alcançando figuras do campo de bolso, porquê os governadores Tarcisio de Freitas (republicanos) e Romeu Zema (Novo), o que resultou em seu isolamento político. Ao comemorar a sanção, o deputado declarou que “temos várias batalhas primeiro” e que a vitória “não é o termo de zero”, indicando que a ofensiva pode mostrar para outros ministros do STF e suas famílias.

A posição do deputado é vista com avisos, mormente depois a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros em 9 de julho. Uma asa de bolso considera impossível virar o desconforto gerado pela taxa. Nas redes sociais, Eduardo disse que trabalhou para que “As medidas foram ainda mais muito direcionadas, atingindo o objetivo claro e economizando o supremo verosímil para o povo brasílico e o setor produtivo”.

As críticas de Eduardo são realizadas reservas. Os políticos admitem ver um feroz em sua posição, que, de consonância com um coligado do ex -presidente, “Divida o campo político e ajude o governo de Lula”. Existem relatos de desconforto entre Jair Bolsonaro e seu rebento, que teriam mencionado a “imaturidade” do deputado.

Uma pessoa próxima ao presidente de PL, Valdemar Costa Neto, foi classificada porquê declarações inadequadas de Eduardo, citando um vídeo no qual os guias anexados migram para os EUA. Uu. “Se você, um empresário brasílico, quer investir cá nos Estados Unidos, só venha cá que, em semanas, apresentamos seu processo”, “ O parlamentar disse no vídeo.

Unidades de crise tentam fabricar IPC
A crise gerada pela sanção dos EUA deu uma novidade respiração à proposta de fabricar o IPC de injúria de mando na câmara, que é endereçado ao judiciário. O demandante, vice-vice federalista Marcel Van Hattem (Novo-RS), espera que a medida aumente a instalação da Percentagem.

“Há razões para finalmente fabricar o CPI. A primeira coisa que fiz quando a notícia foi lançada foi marcar os presidentes Hugo Motta (House) e David Alcolumba (Senado) nas redes sociais para cobrar uma decisão”. Afirme Van Hattem.

O aplicativo IPC foi enviado em novembro de 2023, mas ainda não foi avançado. “Eles disseram que não havia espaço de regimento, mas agora é o quarto na fileira e pode trabalhar até cinco ao mesmo tempo”. O deputado argumentou. Para ele, a sanção imposta pelos Estados Unidos tem um significado pessoal: “Alexandre, com sanções, está demonstrando o veneno que ele sempre usou, isolando as pessoas, bloqueando as histórias e não permitindo locomoção livremente”.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário