O governo do estado abre registros para 3.500 novas vagas no CNH Social
O governador do estado, Renato Casagrande, anunciou, na terça -feira (02), a exórdio de 3.500 vagas na segunda tempo do programa CNH Social 2025, que permite que a Capixaba expanda suas oportunidades no mercado de trabalho obtendo a licença de motorista vernáculo (CNH) completamente gratuita. A letreiro está agora ensejo no site de tráfico do Estado do Espírito Santo (Detrrans) e continua até 21 de setembro de 2025.
As vagas são para a primeira qualificação na categoria B, a soma da categoria A ou B e a mudança de categoria D ou E. O programa também oferece vagas contempladas em cursos profissionais com vista para o mercado de trabalho.
Sem precedentes, esta edição atribuirá 10% das vagas para estudantes matriculados no sistema escolar público estadual que demonstra um bom desempenho escolar, muito uma vez que para atender aos requisitos estabelecidos no aviso. A suplente beneficiará principalmente estudantes que já fazem a disciplina eletiva da “ensino do trânsito” oferecida por Detrã | São alunos do ensino médio com teor da secção teórica do treinamento do motorista. O aluno interessado deve ir ao Instituto Solomão, uma organização social associada da iniciativa, que enviará a lista de candidatos para as próximas etapas.
“This program began in 2011, in my first government and, over the years, we have been advancing and now we have taken this step when the students of the state network can begin the theoretical part in the school itself and as soon as they arrive at the rest of the qualification course. This is also a recognition for students who are doing this discipline. In addition, taking CNH is expensive and it is important so that we are an opportunity to have a job of having a job of having a job of having a job of having a job of having um trabalho de ter um trabalho de ter um tarefa de ter um tarefa.Ele apontou para o governador Casagrande.
O Diretor Universal de Detrã | É, Givaldo Vieira, ressalta que a iniciativa vai além da licença de uma carteira de motorista.
“A CNH social é pundonor, inclusão e oportunidade real para milhares de capixabas. Nesta segunda tempo de 2025, existem 3.500 novas vagas, expandindo as possibilidades de tarefa, renda e autonomia, principalmente para mulheres, estudantes de escolas públicas e pessoas com deficiência, reafirmar nossa compromisso à cidadania e transformação da vida”.disse.
Uma vez que se inscrever
Para participar do programa, a secção interessada deve acessar o banner ou o botão Social CNH ‘em www.detran.es.gov.br e preencher os dados pessoais solicitados na página. O depran | É enfatizado que o registro é gratuito e só deve ser feito no site solene da sucursal, e que o cidadão não deve remunerar nenhuma posição inadequada porque é um golpe de golpe.
A pessoa deve ser registrada no registro único para os programas sociais do governo federalista e cadunico, que é considerado para esta tempo os registros ativos lançados na Base Pátrio de Registro até 7 de agosto de 2025. Todos os dados informados devem verificar com precisão as informações contidas em cadunic.
No momento do registro, o candidato deve selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira carteira de motorista vernáculo (CNH) – Categoria B (CAR); Soma de categorias A (motocicleta) ou B; Mude para as categorias D (por exemplo, van e ônibus) ou (por exemplo, caminhão e reboque). Vale ressaltar que, depois o registro, não é verosímil modificar a categoria escolhida.
Além de 10% das vagas para estudantes matriculados no sistema de escolas públicas estaduais, a suplente de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCD). No caso da vaga das vagas reservadas, elas serão revertidas para a ampla concorrência.
Seleção
A relação final daqueles selecionados na segunda tempo do Programa Social da CNH estará disponível de 12 de outubro de 2025, exclusivamente em www.detran.es.gov.br.
Para um melhor uso de vagas não ocupadas nesta seleção, Detra | Ele revelará a lista de substitutos em 8 de dezembro de 2025, a partir das 12 horas.
A seleção de candidatos é feita eletronicamente, sem interferência humana, de harmonia com os critérios do programa e baseia -se nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no cadunico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; Candidatos com escola primária completa; Beniciario de Bolsa Familia; e data e hora de registro.
O depran | É enfatizado que é de responsabilidade exclusiva dos candidatos que monitoram as publicações, o cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, caso contrário, a retirada do processo é considerada e perdendo o favor.
Benefícios gratuitos concedidos ao selecionado
Os candidatos selecionados no Programa Social da CNH realizam todo o processo de qualificação até que a CNH obtivesse gratuitamente. O beneficiário tem recta aos seguintes procedimentos: Conquista biométrica no Detrã | Dependência é; Exames médicos e psicológicos em uma clínica credenciada para DeTran | É; um revista toxicológico para as categorias D ou de laboratório credenciadas ao Secretaria Pátrio de Tráfico (Senatra); 20 aulas teóricas e práticas na escola; três falhas, no teste teórico ou prático; Duas classes adicionais (em caso de desaprovação no teste prático, exclusivamente o candidato que não desaprovou as evidências teóricas terá recta). Em caso de exiguidade, o candidato deve remunerar a taxa de reprogramação do teste e as taxas cobradas pela escola.
Treinamento
Além da qualificação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitidos com a CNH Social também podem passar pela tempo de treinamento, que oferece cursos especializados e de atualização para motoristas profissionais. O objetivo é capacitar e qualificar os motoristas para professá -los, aumentando assim a empregabilidade. Anualmente, existem 1.000 vagas disponíveis.
São oferecidos os seguintes cursos especializados: transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte público de passageiros, transporte de fardo e transporte de transporte e táxi de motocicleta ou táxi de motocicleta. Leste ano, foram adicionados cursos de instrutor de trânsito, diretor universal e diretor de ensino.
As empresas credenciadas oferecem cursos profissionais estão disponíveis cá. O motorista deve participar pessoalmente de uma empresa credenciada para se registrar no percurso de sua escolha.
Para se registrar em um curso especializado para profissionais, você deve ter recebido seu último CNH com o favor social da CNH; ter mais de 21 anos; estar com CNH válido; Eles não cometeram nenhuma infração grave ou grave ou foram repetitivos em infrações médias nos últimos 12 meses; e não satisfazer uma pena de suspensão do recta de encaminhar ou CASSAÇÃO CNH.
Serviço:
Os registros, o resultado e o registro serão em www.detran.es.gov.br.
Share this content:
Publicar comentário