Carregando agora

O governo do estado inicia um novo serviço para pessoas com doença renal crônica

O governo do estado inicia um novo serviço para pessoas com doença renal crônica

O governo do estado inicia um novo serviço para pessoas com doença renal crônica

Os pacientes que precisam de terapia renal substituta (TRS) agora têm um novo serviço em Vila velha. A Clínica Nefrus, em Prenha, é a novidade unidade contratada pelo governo do estado, através da Secretaria de Saúde (SESA), para cuidar de pacientes adultos. Na manhã de quarta -feira (23), o governador Renato Casagrande, escoltado pelo Secretário de Estado de Saúde, Tyago Hoffmann, conheceu as instalações e destacou a relevância do serviço.

“Estamos cuidando daqueles que mais precisam e têm uma clínica com 40 cadeiras para diálise. Os usuários do sistema de saúde unificados encontrarão a mesma qualidade encontrada na rede privada. Iniciaremos o serviço nesta semana com os residentes da região metropolitana de saúde. É o governo do estado em seguida a melhoria contínua de Sus, de modo que a capixaba tem honra na estação em que eles precisam”disse o governador.

O valor de investimento do governo do estado para levante serviço é de R $ 4,25 milhões em um contrato de seis meses. O contrato prevê a realização de 50.928 chamadas. O espaço possui 40 poltronas para 182 vagas no serviço de adultos, distribuídas em quatro turnos, se necessário. Os mesmos pacientes serão tratados mensalmente, totalizando 8.488 procedimentos, incluindo exames, consultas e outros serviços. Desses procedimentos, 2.417 estão relacionados à hemodiálise.

O credenciamento da clínica foi realizado através da superintendência regional da saúde metropolitana. Além desta novidade clínica, o Secretariado da Saúde oferece outros seis serviços de atendimento, totalizando um investimento de R $ 30 milhões.

De entendimento com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2024 (MS) da doença renal crônica (DRC) no Brasil, em Espírito Santo, em 2023, 4.356 cuidados de pessoas com DRC na atenção primária à saúde (APs). O aumento em verificação com 2022 foi de 49,18%, quando 2.290 foram atendidos. Estima -se que, no estado, muro de 10% da população, 278.966 pessoas, tenham qualquer proporção de doença renal, mas a maioria não sabe que tem a doença.

O Secretário de Saúde destaca a relevância da atenção para a doença.

“Os cuidados primários da saúde desempenham um papel fundamental nesse processo, realizando promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce de pessoas suscetíveis com doença renal crônica da perspectiva dos cuidados de saúde integrais. Portanto, o governo do estado, através da SESA, oferece, a partir de agora, outra opção de serviço para os usuários de SUs afetados pela doença”.disse Tyago Hoffmann.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário