O número de testes cervicais cervicais cresce 147% em cariacica
O número de testes cervicais cervicais realizados na cariacica registrou um prolongamento de 147% nos três primeiros meses de 2025 em verificação com o mesmo período do ano pretérito. De concordância com dados do Secretariado Municipal de Saúde, entre janeiro e março de 2024, 1.423 testes foram contabilizados, enquanto no primeiro trimestre deste ano o totalidade subiu para 3.518.
“As campanhas de conscientização em unidades de saúde, porquê o lilás de março, e a oferta do examinação também nos fins de semana contribuíram para esse prolongamento. Nosso objetivo é prometer que mais mulheres tenham entrada a preventivos e, assim, reduzir casos de doenças ginecológicas, principalmente o cancro cervical”. O Secretariado da Saúde da Cariacica, disse Mércia Rita Schmidt.
O examinação preventivo, também espargido porquê exames de Papanicolaou, é usado para detectar mudanças precoces nas células cervicais que podem evoluir para o cancro. De concordância com o Ministério da Saúde, o examinação deve ser realizado de preferência por mulheres entre 25 e 64 anos que já começaram a vida sexual. Quando feito regularmente, permite a identificação de lesões na período inicial, antes do surgimento de sintomas, aumentando as chances de tratamento e cicatrização.
Na carácica, o examinação preventivo é disponibilizado em unidades de saúde por meio de receita e orientação médica ou orientação dos enfermeiros. Para expandir o entrada, as unidades de Santa Fe, Novidade Rosa da Penha e Flexal II também realizam o procedimento também aos sábados e domingos. A medida visa servir as mulheres que trabalham durante a semana e têm dificuldade em procurar cuidados. “A expansão do atendimento faz secção da estratégia do secretário de saúde de aumentar a cobertura do examinação e fortalecer a prevenção na cidade”, Mercia concluída.
Share this content:
Publicar comentário