Carregando agora

O programa de operações promove uma novidade rodada de cirurgias eletivas neste sábado

O programa de operações promove uma nova rodada de cirurgias eletivas neste sábado

O programa de operações promove uma novidade rodada de cirurgias eletivas neste sábado

A Secretaria da Saúde de Espírito Santo (SESA) sustenta, neste sábado (29), outra edição do programa Operaes, uma iniciativa criada para reduzir a fileira para cirurgia eletiva no estado. No totalidade, 413 procedimentos serão realizados em diferentes unidades de saúde.

O programa, que promoveu cirurgias aos sábados, já representou mais de 30.000 procedimentos realizados desde janeiro. O objetivo da SESA para nascente ano é a realização de 130.000 cirurgias eletivas, com a possibilidade de superar esse número.

Para o Dia em diaO Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, detalhou os avanços do programa e os impactos na rede de saúde pública de Espírito Santo. Hoffmann seguirá os procedimentos no Hospital Universitário de Cassiano Antônio Moraes (Hucam) em Vitória.

“O programa é uma utensílio necessário para reduzir o tempo de espera do paciente para cirurgia eletiva. Já conseguimos reduzir significativamente esse tempo e, para quase todos os procedimentos, estamos inferior do limite de 180 dias estabelecido pelo Recomendação Vernáculo de Justiça (CNJ). Nosso objetivo é continuar reduzindo esse prazo”, “ disse Hoffmann.

O secretário enfatizou que a iniciativa está evoluindo positivamente e permitiu um grande volume de cirurgias em pouco tempo. “Desde janeiro, realizamos mais de 30.000 procedimentos. O impacto está diretamente na qualidade de vida dos pacientes que aguardam esses procedimentos”, afirmou.

Sobre as especialidades contempladas nesta ação, Hoffmann explicou que “Os principais procedimentos são das áreas de cirurgia universal e ortopédica, que têm uma subida demanda e precisam de atenção para reduzir o tempo de espera”.

O planejamento da SESA fornece 130.000 cirurgias ao longo do ano. Segundo Hoffmann, há uma expectativa de superar esse número. “Queremos superar esse objetivo, porque sabemos que cada cirurgia realizada representa um paciente e um problema de saúde resolvido. Estamos confiantes de que alcançaremos esse objetivo com autorização”, pronunciado.

Uma vez que acessar o programa Operaes
Os pacientes que precisam de cirurgia eletiva devem seguir o fluxo normal de atendimento na rede de saúde pública. O primeiro passo é procurar uma unidade de saúde municipal para consultar um médico, que avalia a premência de encaminhamento a um profissional. Se o profissional instituir a premência cirúrgica, o paciente será referido para executar o procedimento.

“O chegada ao programa é feito por indicação médica dentro da rede pública. O paciente precisa passar pela avaliação do médico na unidade de saúde de seu município e, se indicado para a cirurgia, é incluído no fluxo de cuidados cirúrgicos do estado”, Convicuouul.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário