Carregando agora

O projeto que exige a participação de artistas locais em eVES é reconhecido

O projeto que exige a participação de artistas locais em eVES é aprovado

O projeto que exige a participação de artistas locais em eVES é reconhecido

Deputados da Percentagem de Justiça da Assembléia Legislativa (ALES) aprovados, com emenda, o projeto de lei (PL) 459/2023, que determina a participação de artistas regionais na buraco de eventos musicais realizados em Espírito Santo. A votação ocorreu na terça -feira à tarde (10) e teve a aprovação unânime dos parlamentares presentes na Universidade.

Escrito pelo deputado Sérgio Menegueli (republicanos), o projeto original forneceu a obrigação de contratar cantores, instrumentistas, bandas ou sets de música lugar para a buraco de shows e eventos musicais no estado. No entanto, uma emenda apresentada pelo vice -presidente do comitê, o vice -Mazinho dos Anjos (PSDB), foi incorporada no texto para adaptá -lo à Constituição.

Segundo Mazinho, a proposta original impôs o mesmo requisito ao setor privado, o que violaria o princípio constitucional da iniciativa livre. “Com a nossa emenda, esse objecto importante não estará em risco de ser questionado no escopo judicial nem promover saraiva na contratação de artistas, pois muitos cantores e bandas nacionais de projetos não admite que shows menores precedem seu show”, “ O parlamentar disse durante a sessão.

O que o projeto diz
O PL 459/2023 determina que, em eventos musicais realizados em Espírito Santo, a presença de músicos locais nas performances iniciais. Com a emenda aprovada, a obrigação é válida exclusivamente para eventos promovidos ou financiados com recursos públicos, excluindo eventos organizados por empresas e promotores do setor privado.

O objetivo da proposta é calcular os artistas de Espírito Santo, expandindo a visibilidade de cantores, bandas e instrumentos que funcionam no estado. A medida também procura produzir mais oportunidades de ocupação para profissionais regionais de música.

PRÓXIMOS PASSOS
Com a aprovação da Percentagem de Justiça, o projeto deve ser submetido ao plenário da Câmara. Se reconhecido em todos os casos, o texto será enviado à sanção ou veto do governador Renato Casagrande.

Ainda não há previsão de quando a proposta será votada no plenário.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário