O secretário apresenta dados de saúde do estado e destaca os avanços na atenção primária e na vacinação
Durante a apresentação da prestação de contas do terceiro trimestre de 2024, na Assembléia Legislativa de Espírito Santo, na tarde de sexta -feira passada (16), o Secretário de Estado de Saúde, Tyago Hoffmann, destacou importantes avanços na gestão do sistema de saúde unificado (SUS). A audiência pública foi presidida pelo vice -Bruno Rezende.
Com um investimento totalidade que excedeu R $ 5,2 bilhões ao longo do ano, o estado aplicou 15,43% da receita líquida do imposto de renda e serviços de saúde pública, excedendo o mínimo constitucional de 12%.
Entre os principais indicadores apresentados, chamou a atenção para a cobertura da atenção primária à saúde, que atingiu 97,96% da população.
“Esses são dados que traduzem o esforço conjunto do estado, e cá temos que ressaltar o trabalho do ICEPI e os secretariates municipais. O resultado é que todos comemorem. Investimos muito, com suporte técnico e financeiro na atenção primária. Está na porta de SUs que podemos prevenir doenças e prometer um atendimento próximo”.estressou Hoffmann.
Outro ponto proeminente foi o desempenho da vacinação: o estado excedeu a meta de cobertura de seis vacinas do calendário vernáculo de vacinação infantil. Também houve avanços na cobertura da vacinação contra influenza no ano de 2024, com 69,03% (a meta é 90%).
Em relação ao projecto estadual de redução das filas de cirurgia eletiva (operações), 53.424 cirurgias eletivas já foram realizadas leste ano; No ano pretérito, a meta de 125.000 cirurgias foi excedida. A meta definida para leste ano é realizar 135.000 cirurgias. Em média, 405 procedimentos por dia estão sendo realizados.
“Trabalhamos duro para superar a meta de 135.000 cirurgias realizadas leste ano, realizando um recorde. Estamos expandindo as horas de procedimentos e também realizando cirurgias em um sábado por mês”.disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Na dimensão de infraestrutura, o Secretário apresentou muitos trabalhos em curso em Capixaba de Saúde Pública, com investimentos totalizando mais de US $ 602 milhões. Entre eles estão a construção do New Cariacica Hospital e North Health Complex, muito porquê reformas em hospitais regionais e expansão da Rede de Cuidados Psicossociais.
Hoffmann também destacou a valia do monitoramento transparente dos dados de gerenciamento: “A responsabilidade é um compromisso com a sociedade. A população tem o recta de saber porquê os recursos públicos estão sendo aplicados e quais resultados alcançados”.
A apresentação também incluiu dados sobre o ambulatório, produção hospitalar, despesas de pessoal, judicização em saúde, vigilância da saúde e desempenho do Programa de Qualificação de Atenção Primária do Estado (Qualifica-APS), que beneficiou 76 municípios com transferências que excederam US $ 50 milhões em 2024.
A prestação de contas contou com a presença de subsecretários, superintendentes, diretores, gerentes e outros técnicos da Secretaria. Também compareceu às autoridades: a promotora Itamar Avila, a defensora pública, Maria Gabriela, presidente do Recomendação de Saúde do Estado, Márcio Romanha, consultora do governador do estado, Juarez Vieira, o representante do Ministério da Saúde, Berivado de Lisboa.
Share this content:
Publicar comentário