Carregando agora

Os municípios receberão 73 médicos para treinamento em cuidados primários de saúde

Os municípios receberão 73 médicos para treinamento em cuidados primários de saúde

Os municípios receberão 73 médicos para treinamento em cuidados primários de saúde

Os municípios de Capixabas receberão, no início de maio, 73 médicos para a instrução em saúde da família oferecidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI). A iniciativa do governo do estado, através do Secretariado de Saúde (SESA), profissionais selecionados para o Programa Estadual para a qualificação da atenção primária à saúde (Qualifica-APS).

A adesão ocorreu na segunda -feira (7), no auditório de Sesa, em Vitória, e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; do diretor do ICEPI, Fabiano Ribeiro; e o coordenador da provisão e fixação de profissionais, Maiara Baratela, que faz segmento da Qualifica-APS.

“Um dos principais programas do ICEPI é a qualifica-APS. Com ele, conseguimos obter Espírito Santo de uma das piores coberturas da estratégia de saúde da família (FHS) para um dos melhores do Brasil. É um programa que recebeu um sucesso inteiro e sabemos a preço da atenção primária à saúde (APS)”.disse Tyago Hoffman.

“A APS se desenvolve com um processo de treinamento, repensando e reorientando o desempenho profissional. Os municípios que têm profissionais de treinamento por qualifica-se-APS apresentam uma melhoria dos indicadores em 30%. É uma parceria importante com as municípios, pois a atenção primária é municipal, mas tem o base do estado para conduzir e organizar uma política pública”.disse Fabiano Ribeiro.

The performance of health professionals will be distributed among the health regions of the state, with the training in service in 23 municipalities: Cumeeira Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de San Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Forte, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Governor Lindenberg, Guarapari, Itarana, Onça, Pinheiros, Pinheiros do Sul, Santa Teresa, Viana, Vila velha e Vitória.

“O programa é 69 dos 78 municípios de Espírito Santo e é uma gestão bipartida entre os gerentes de ICEPI e municipais. Além dos médicos, também temos enfermeiros e cirurgiões dentários, expandiu equipes multiprofessionais e escritório de rua”.enfatizou o coordenador da provisão e fixação de profissionais, Maiara Baratela.

A duração do treinamento será de quatro anos, com trouxa de trabalho semanal composta por 32 horas de atividades práticas e oito horas de atividades teóricas e/ou teóricas-práticas.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário