Carregando agora

Os pacientes com SUs agora podem confirmar e desmarcar consultas e exames do WhatsApp no ​​ES

Os pacientes com SUs agora podem confirmar e desmarcar consultas e exames do WhatsApp no ​​ES

Os pacientes com SUs agora podem confirmar e desmarcar consultas e exames do WhatsApp no ​​ES

Os pacientes do Sistema de Saúde Unificados (SUS) em Espírito Santo agora têm um novo conduto para confirmar ou desmarcar nomeação e exames programados: o aplicativo de mensagens do WhatsApp. A notícia será feita pelo número (27) 3636-1236. A iniciativa visa reduzir a taxa de continência, que atualmente é de aproximadamente 30%, e assim expande o chegada de outros pacientes aos serviços e diminui o desperdício de recursos públicos.

A ação faz segmento do Projeto Connecta Espírito Santo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SESA) em parceria com o Instituto de Base à Universidade de Pernambuco (IAUPE). O objetivo é implementar serviços de notícia do dedo para facilitar o contato com os usuários do SUS Capixaba, permitindo que eles realizem procedimentos de qualquer lugar, sem a premência de viajar para uma unidade de saúde.

Nesta primeira tempo, o serviço cobrirá as confirmações das consultas de oftalmologia de adultos, solicitada pela rede Vila Velha e na colposcopia ginecologia, para os horários da carácica. Espera -se que, no porvir, todas as consultas e exames de várias especialidades em todas as regiões estaduais de saúde possam ser gerenciadas pela utensílio.

Porquê vai funcionar
Os usuários do SUS com procedimentos agendados receberão uma mensagem de texto no WhatsApp do número solene. Os contatos utilizados serão os registrados nos registros de unidades de saúde. Para atualizar as informações, os pacientes podem acessar É um site.

Ao receber a mensagem, o sistema confirmará a identidade do paciente. Nesse caso, ele terá opções para confirmar ou desmarcar o procedimento. Se você optar por desmarcar, será aconselhado procurar sua unidade básica de saúde para realizar uma novidade marcação. Se a pessoa que recebeu a mensagem não for o paciente correto, o sistema interromperá o envio automático de novas comunicações.

“Criamos um programa que simula conversas de texto, um chatbot, para o WhatsApp, que se comunica diretamente através de perguntas e respostas. É importante ressaltar que é um processo seguro e que respeita os dados e a privacidade dos pacientes, que estão registrados nos ajustes de SESA e melhor o sistema de consulta e melhoraremos. O gerente de tecnologia da informação da SESA, Marco Merçon, apontou.

Objetivos e expansão de serviço
A implementação da utensílio do dedo tem uma vez que objetivo principal a otimização do gerenciamento de saúde pública. “O Conecta Espírito Santo permitirá a notícia direta da SESA com a sociedade e o gerenciamento mais eficiente da saúde, para reduzir o absenteísmo, que representa muro de 30% no Sus Capixaba. Também nos permitirá saber o motivo das falhas, o que também pode nos ajudar a escalar melhor nossa oferta de serviço. Disse o secretário de Saúde Tyago Hoffmann.

Segundo SESA, o serviço será expandido gradualmente. Recursos futuros, uma vez que a possibilidade de solicitar medicamentos nas farmácias cidadãos, além de receber informações sobre campanhas de vacinação e teor educacional para incentivar hábitos saudáveis ​​e prevenção de doenças.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário