Os pilotos do avião Voepass que caiu trocaram informações sobre problema em sistema que expele gelo das asas
Antes da queda de avião Na Voepass, no interno de São Paulo, os pilotos identificaram uma nequice no sistema responsável pela retirada do gelo amontoado nas asas da aeroplano. Nascente dispositivo, publicado porquê degelo, é precípuo para prometer que o acúmulo de gelo não afete a capacidade de voo.
Segundo o relatório da Aviação, a primeira menção ao problema ocorreu logo posteriormente a decolagem, quando um dos tripulantes alertou sobre o mau funcionamento do equipamento. Aos 17 minutos de voo, o sistema foi desligado e só foi ativado novamente mais de uma hora depois.
A emergência não foi acionada pelos pilotos.
À medida que o gelo se acumulava e a velocidade das aeronaves diminuía, as condições de voo tornaram-se cada vez mais críticas. Durante o período em que o sistema de proteção contra gelo esteve desligado, foram emitidos cinco alertas. Os pilotos não ligaram para emergência em nenhum momento.
A única solicitação para que a aeroplano diminuísse a altitude foi devido à aproximação de pouso e não por qualquer problema identificado pelos pilotos. A aeroplano perdeu completamente o espeque e estolou ao rolar para o lado recta.
Cenipa deve publicar relatório final no próximo ano
A Força Aérea continuará investigando o impacto deste problema técnico na queda do avião. O relatório final poderá fornecer mais detalhes sobre o que levou à decisão de desligar o sistema de degelo em momentos cruciais, muito porquê possíveis falhas de informação que possam ter ocorrido entre a tripulação durante o voo.
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