Carregando agora

Outubro Rosa: Sejus promove ações de prevenção ao cancro em unidades femininas do Estado

Outubro Rosa: Sejus promove ações de prevenção ao câncer em unidades femininas do Estado

Outubro Rosa: Sejus promove ações de prevenção ao cancro em unidades femininas do Estado

Mais de 1.100 exames preventivos e tapume de 280 mamografias estão sendo realizados no sistema prisional capixaba durante o mês de outubro, mês para alertar as mulheres sobre a valimento da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de seio e, mais recentemente, do cancro de pescoço de útero.

As ações de prevenção são promovidas pela Secretaria de Justiça (Sejus) e beneficiam 100% dos internos mantidos nas unidades prisionais do Estado. Na Região Metropolitana da Grande Vitória, as mamografias são realizadas em parceria com a Associação Feminina de Ensino e Combate ao Cancro (Afecc), e destinadas às presidiárias do Meio Prisional Feminino de Cariacica (CPFC).

No interno, a ação conta com a parceria dos municípios para a realização dos exames e atende presidiárias do Meio Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), do Meio Prisional Feminino de Cachoeiro de Colatina (CPFCOL) e da fileira feminina da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM).

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 73 milénio novos casos de cancro de seio são registrados anualmente no país. Os números referentes ao cancro de pescoço de útero ultrapassam os 17 milénio casos. Divulgado porquê “preventivo” ou “inspecção de Papanicolau”, o inspecção citopatológico do pescoço do útero permite a detecção precoce do cancro do pescoço do útero.

Ações educativas
Palestras educativas também compõem as ações preventivas do Outubro Rosa no sistema prisional capixaba. O programa tem porquê objetivo promover a conscientização sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com o cancro de seio e do pescoço do útero.

“As palestras serão realizadas em todas as unidades prisionais femininas, reunindo instituições parceiras e profissionais de saúde com expertise no matéria. Nosso objetivo é conscientizar as presidiárias sobre a valimento do autocuidado, mesmo em contextos de privação de liberdade e, ao mesmo tempo, promover serviços de saúde voltados às mulheres”destacou Janaina Mendes, Gerente de Saúde do Sistema Penal da Sejus.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário