Perito explica prós e contras de empregar botox no verão
Com a chegada das férias de verão, muitas pessoas estão aproveitando o período com mais tempo livre para cuidar da figura e colocar em dia procedimentos estéticos que haviam sido adiados ao longo do ano. Entre os mais procurados está o botox, principalmente pela praticidade e resultados rápidos. Porém, mesmo sendo uma técnica não invasiva, requer alguns cuidados extras nesses dias de sol e calor intensos.
Segundo a dentista pós-graduada em Harmonização Orofacial Adriana Fabres, não há impedimento técnico para a emprego da toxina botulínica no verão. “O Botox atua no músculo responsável pelas rugas de sentença. O sol não interfere diretamente na ação do resultado”explica. Segundo o técnico, o principal fator que influencia no sucesso do procedimento não é a estação do ano, mas sim o comportamento do paciente pós-aplicação. “O que pode atrapalhar a recuperação é o excesso de calor logo depois o procedimento, seja pela intensa exposição solar ou por atividades que aumentem muito a temperatura corporal”, oriental
Segundo a dentista, isso não significa que o paciente precise deixar de curtir a praia durante o verão: o ideal é somente respeitar o período inicial de recuperação, evitando exposição solar intensa nas primeiras 24 horas. “Depois esse período inicial, o paciente pode aproveitar a praia, desde que adote alguns cuidados, porquê o uso adequado de protetor solar e siga as orientações do profissional que realizou o procedimento”, reforça.
Além da exposição solar intensa, a Dra. Adriana Fabres explica que, no primeiro dia, também é importante evitar situações que causem aquecimento excessivo do rosto e muitas expressões forçadas. “Treinos pesados, sauna, festas ou consumo excessivo de álcool podem suscitar desconforto e não são recomendados nas primeiras 24 horas”ele afirma.
Outro ponto de atenção é o uso de protetor solar. “O protetor deve fazer secção da rotina diária, principalmente no verão, com reaplicação adequada ao longo do dia”reforça, explicando que, na praia, esse zelo deve ser tomado com maior cautela, pois a exposição solar é mais intensa e prolongada.
E se permanecer roxo?
Pequenos hematomas depois o botox podem ocorrer e variam de tratado com características individuais, porquê sensibilidade da pele e fragilidade capilar (vasos sanguíneos). Nestes casos, é preciso ter zelo. “Caso o paciente apresente qualquer hematoma, o ideal é evitar a exposição solar direta por murado de 15 dias ou até o desaparecimento do hematoma, para diminuir o risco de manchas na pele”técnico em guias.
Botox no verão: prós e contras
Prós
Pode ser realizado em qualquer era do ano, inclusive no verão
Procedimento rápido, com recuperação simples quando as orientações são seguidas
Resultados progressivos e naturais
Não requer tempo prolongado longe da rotina
Ajuda a suavizar linhas finas antes de viagens e eventos
Contras
Requer mais atenção ao sol e ao calor pós-procedimento
Possibilidade de pequenos hematomas, que requerem cuidados extras
Restrição temporária de tirocínio físico intenso
Dra. Adriana Fabres Barcelos é cirurgiã-dentista em Vitória (ES), com 28 anos de experiência e pós-graduada em Harmonização Orofacial pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-ES). Depois curso em odontopediatria e serviço público, começou a trabalhar com harmonização facial em 2019, com foco no atendimento humanizado, redução da dor e resultados graduais, preservando a individualidade de cada paciente. Também desenvolve mentorias voltadas para profissionais de saúde sobre harmonização facial humanizada.
Share this content:



Publicar comentário