Pesquisa: o governo de Lula é reprovado em 51%; 46% legalizar
A desaprovação do governo de Lula (PT) oscilou dois pontos inferior e é 51%, diz Quaest divulgado na quarta -feira (20). A aprovação da governo do presidente oscilou três pontos e é de 46%. A margem de erro é de 2 pontos por mais ou menos.
Veja os números:
- Legalizar: 46% (43% em julho);
- Desaprovação: 51% (53%);
- Você não sabe/não respondeu: 3% (foi 4%).
A diferença entre aprovação e desaprovação é a mais baixa desde janeiro de 2025, quando houve um sorteio técnico: 49% desaprovou a governo de Lula, enquanto 47% aprovou naquele mês.
A diferença máxima entre aprovação e desaprovação ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separaram a avaliação positiva negativa (57%) (40%).
Na pesquisa anterior, conduzida por Quaest em julho, a desaprovação mostrou uma subtracção na borda do erro e foi de 53%, enquanto a aprovação variou e registrou 40%. O movimento de oscilação é repetido pela segunda vez, tanto em desaprovação quanto em aprovação, com dados publicados na quarta -feira.
De consonância com Felipe Nunes, diretor da Quaest, a governo de Lula tem a melhor avaliação desde janeiro devido à queda na inflação fomentar (a porcentagem daqueles que pensam que os preços caíram; e se levantaram daqueles que pensam que os preços caíram) e a reação à tarifa de Trump.
“A melhoria na aprovação da governo de Lula em agosto resulta da combinação de fatores econômicos e políticos. Por um lado, a percepção da queda no preço dos víveres trouxe conforto às famílias e uma pressão reduzida sobre o dispêndio de vida. Por outro lado, a posição firme de Lula na frente da taxa imposta por Donald Trump foi visto uma vez que sinal de liderança e resguardo de juros de juros”.
Share this content:
Publicar comentário