Pessoas com deficiência intelectual e autismo recebem serviço especializado no rio Bananal
Outro município de Espírito Santo agora tem o Serviço de Reparação Especializado para pessoas com deficiências intelectuais e autismo (Seria). Nesta quarta -feira (28), o governo do estado, através da Secretaria de Saúde (SESA), inaugurou o serviço em Rio Bananal, um município que faz segmento da região medial da saúde.
Até o momento, o governo do estado investiu mais de R $ 4 milhões na co -finalização de 33 municípios qualificados, dos quais 27 já começaram a cuidar, beneficiando mais de 2.500 usuários. Os outros municípios estão na temporada de implementação. Aliás, 14 outros municípios já manifestaram interesse em aderir à política de cofinanciamento de Serdia e estão em processo de qualificação, representando uma adesão de 60% em todo o estado.
O Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a relevância da internalização das políticas públicas. “Serdia representa mais do que um serviço de saúde. É uma porta ensejo para cuidados integrais, perto de onde as pessoas vivem. Somos firmes para prometer que todos os capixabas tenham aproximação a qualificada, respeitosa e centralizada nas necessidades das famílias, principalmente aquelas que vivem com autismo e deficiência intelectual”. disse o secretário.
No Rio Bananal, a modalidade de Serdia é o padrão tipo 1 – projetado para atender regiões com menos de 20 milénio habitantes. As ligações serão oferecidas através da Associação de Pais e Amigos do Fenomenal (APAE). A expectativa é atender sobre 50 usuários mensalmente e executar aproximadamente 250 procedimentos. O serviço possui um investimento mensal de R $ 37.882 milénio, sendo R $ 7.200 financiados pelo estado e R $ 30.682 pelo município.
O prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, comemorou a conquista e destacou o impacto positivo da parceria com o governo do estado. “Hoje é um dia muito feliz e extremamente importante para o nosso município e para toda a nossa população. A implementação da Serdia representa um progresso significativo em nossa rede de saúde. Essa é uma política pública importante, que certamente trará grandes benefícios aos usuários do serviço”. Ele enfatizou o prefeito.
Para o Superintendente Regional de Saúde da Colatina (SRSC), Kamila Roldi, a implementação do serviço reforça o compromisso do Estado com o patrimônio líquido no aproximação à saúde. “Leste é um passo importante para prometer um serviço especializado no território onde as pessoas vivem. O Rio Bananal agora possui uma rede mais estruturada que recebe, guia e acompanha os usuários e suas famílias com mais proximidade e sensibilidade”.destacou o superintendente.
Ela também disse que o Rio Bananal é o sétimo município da região medial da saúde a implementar a seria em seu território. O serviço já está operando no governador Lindenberg, Baido Guandu, São Gabriel da Palha, Linhares e White Eagle. Aliás, o município de Pancas já foi qualificado e em breve integrará a rede de serviços.
Qual é o serviço
O serviço é uma política de estratégia estatal para expandir a assistência no sistema de saúde unificado (SUS) e territorializar os cuidados com deficiências intelectuais e TEA. A política foi instituída através da ordenança nº 159-r de 20 de dezembro de 2022. O serviço é formado por um médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicólogo e assistente social. O aproximação é realizado pela Atenção Primária via Unidade Básica de Saúde (UBS).
Share this content:
Publicar comentário