Carregando agora

Plenário Legislativa pode fabricar percentagem para escoltar novo consonância de Mariana

Assembleia Legislativa pode criar comissão para acompanhar novo acordo de Mariana

Plenário Legislativa pode fabricar percentagem para escoltar novo consonância de Mariana

Na última quarta-feira (11), o deputado estadual João Coser (PT) apresentou requerimento à Plenário Legislativa do Espírito Santo (Ales) propondo a geração de uma percentagem privativo com o objetivo de escoltar e discutir o cumprimento do novo consonância assinado para a reparação de danos . causada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015.

O sinistro, considerado o maior do gênero no Brasil, causou ruína ambiental e perdas socioeconômicas em vários municípios ao longo do Rio Gulodice, com repercussão direta no Estado do Espírito Santo.

Em outubro de 2023, a renegociação do Termo de Transação de Ajuste de Conduta (TTAC) foi assinada por representantes do governo federalista, dos governos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e das empresas Samarco, Vale e BHP Billiton.

O consonância foi validado pelo Supremo Tribunal Federalista (STF) no início de novembro e prevê indenização de R$ 40 bilhões para ações de reparação e indenização pelos danos causados ​​pela tragédia. Desse valor, 17 bilhões de reais serão destinados para indenizar as vítimas e promover a recuperação ambiental, principalmente nos municípios capixabas atingidos.

Segundo o deputado João Coser, o novo consonância traz avanços importantes na reparação das vítimas e na recuperação ambiental, e a sua proposta da percentagem procura prometer o pleno cumprimento das obrigações assinadas.

“É um momento importante para os movimentos de luta popular e para todos aqueles que aspiram à reparação integral dos direitos dos afetados e à recuperação do meio envolvente. Ao propor a geração desta percentagem privativo, nosso objetivo é contribuir para o debate e o diálogo com os diversos agentes envolvidos, além de escoltar e vistoriar o cumprimento de cada ponto do consonância”, Coser disse.

A percentagem, conforme detalhado na ação, será composta por cinco membros efetivos e igual número de suplentes, com procuração de 240 dias. A proposta visa prometer a transparência e a fiscalização das ações de reparação e ressarcimento, essenciais para a recuperação das áreas impactadas.

João Coser também lembrou seu envolvimento direto nas ações emergenciais em seguida o rompimento da barragem, em 2015, quando ocupava o função de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Naquela era, a Coser coordenou um comitê interfederativo formado por representantes de diversas secretarias estaduais e municipais e órgãos federais, com o objetivo de desenvolver um projecto emergencial para prometer a segurança e assistência aos moradores e trabalhadores das áreas afetadas.

“Nosso objetivo é prometer que oriente novo consonância resulte em uma ressarcimento justa e definitiva para aqueles cujas vidas foram irreversivelmente afetadas pela tragédia e também prometer uma reparação eficiente do meio envolvente. O desenvolvimento não pode ser apanhado a qualquer preço. Esta prelecção definitivamente precisa ser aprendida.” destacou o parlamentar.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário