Carregando agora

Prefeito e vice de Santa María de Jetibá são revogados pelo Tribunal Eleitoral

Prefeito e vice de Santa María de Jetibá são revogados pelo Tribunal Eleitoral

Prefeito e vice de Santa María de Jetibá são revogados pelo Tribunal Eleitoral

O Tribunal Eleitoral ordenou a revogação do procuração do prefeito Ronan de Zucoloto de Souza (PL), o fisioterapeuta de Ronan e seu vice, Rafael Bozani Pimentel (PL), escolhido para Santa María de Jetibá nas eleições de 2024 e os aprimora para os elegibilidade.

O juiz Carlos Ernesto Campostrini Machado, da nona zona eleitoral de Santa Leopoldina, na região montanhosa de Espírito Santo, determinou a revogação do prefeito e o deputado para uso inadequado de veículos ou mídia e doesto de poder econômico.

Além do cancelamento dos mandatos, o Tribunal Eleitoral ordenou a inelegabilidade do prefeito e do vice por oito anos, a decisão do Tribunal emitida na quarta -feira (9) também determina a celebração de novas eleições na cidade. Eles ainda podem recorrer da decisão.

“Deve -se considerar um objetivo relevante oferecido: a escolha foi decidida por uma margem de exclusivamente 63 (sessenta -três) votos. Embora o número de votos não seja só, determinando o critério para a sisudez do comportamento, é relevante no contexto de um pequeno município, porquê Santa Maria de Jetibá.Aparece na decisão emitida pelo juiz eleitoral Carlos Ernesto Campostrini Machado.

O magistrado também ressalta que “qualquer distorção relevante nesse processo, principalmente se emanar da manipulação da informação ou do uso censurável da mídia, compromete não exclusivamente o resultado da eleição, mas também a legitimidade do sistema democrático”.

Entenda o caso
De concórdia com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), escrita pelo promotor eleitoral Jefferson Valente Muniz, uma pesquisa eleitoral falsa foi publicada no dia das eleições, 6 de outubro, em grupos do WhatsApp. A pesquisa não foi registrada no Tribunal Eleitoral.

Em fraude, foi utilizado um vídeo com uma consulta sobre as intenções de votação realizadas na Grande Vitória, com dados das eleições em Santa Maria de Jetibá. Portanto, para o MPE, a falsa consulta induziu os eleitores a confiar que o candidato estava liderando a disputa com uma ampla vantagem.

Para o promotor eleitoral, esse traje influenciou o resultado da votação, o que resultou na vitória do prefeito escolhido por uma diferença de exclusivamente 63 votos para o segundo lugar.

“Observa-se que a cidade de Santa María de Jetibá-ES tem sua população residente, principalmente no campo e não está familiarizada com a manipulação que é realizada nas redes sociais pelas craps e pelos malfeitores, usando a boa fé das notícias e o uso de Ai e, de traje, os voto dos eleitores.Ele apoiou o promotor eleitoral na ação.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário