Reino Unificado alerta sobre mortes e doenças graves associadas a canetas para perda de peso
A Sucursal Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unificado emitiu um alerta nesta segunda-feira (02) sobre a ocorrência de pancreatite aguda e mortes associadas ao uso de agonistas do GLP-1, popularmente conhecidos porquê canetas emagrecedoras. Embora a filial classifique a frequência universal porquê incomum, foram registrados casos graves, incluindo pancreatite necrosante, quesito que razão a morte do tecido do pâncreas, e mortes entre usuários de medicamentos porquê Wegovy, Ozempic e Mounjaro.
Entre 2007 e outubro de 2025, o MHRA, que desempenha funções semelhantes à Anvisa no Brasil, recebeu 1.296 notificações de pancreatite associada a esses medicamentos no país. Os registros incluem 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante. Nos últimos cinco anos, mais de 25 milhões de embalagens de medicamentos GLP-1 foram distribuídas no Reino Unificado.
O alerta destaca a premência de atenção aos sintomas. A filial orienta que os usuários procurem atendimento médico imediatamente caso sintam fortes dores de estômago ou nas costas que não passam. A dor abdominal pode ser persistente e acompanhada de náuseas e vômitos.
Segurança e orientação médica
As informações de segurança do resultado foram atualizadas para pacientes e profissionais de saúde. A diretora de segurança da MHRA, Alison Cave, destacou que, para a maioria dos usuários, o tratamento permanece seguro.
“Para a grande maioria dos pacientes aos quais foi prescrito GLP-1, esses medicamentos são seguros e eficazes, proporcionando benefícios significativos à saúde”, Caverna disse. Ela acrescentou, no entanto, que a vigilância é necessária: “O risco de desenvolver estes efeitos secundários graves é muito pequeno, mas é importante que os pacientes e os profissionais de saúde estejam conscientes e atentos aos sintomas associados”.
“Embora a frequência universal permaneça incomum, a experiência pós-comercialização demonstrou que alguns relatos raros de pancreatite aguda foram particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e trágico.” diz o texto do alerta publicado pela domínio britânica.
Contexto de uso e operação
Estima-se que 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, País de Gales e Escócia usaram canetas para perda de peso, incluindo semaglutida (presente em Wegovy e Ozempic) e tirzepatida (Mounjaro), entre o início de 2024 e o início de 2025. Esses dados são de uma pesquisa recente da University College London.
Os medicamentos agonistas do GLP-1 agem imitando um hormônio liberado depois a sustento, ajudando a controlar o gosto e prolongando a sensação de saciedade. Mounjaro também atua sobre outro hormônio, o GIP. Tais medicamentos são prescritos para o tratamento do diabetes tipo 2 e, em produtos específicos, para controle de peso e redução de risco cardiovascular em indivíduos com doença estabelecida e Índice de Volume Corporal (IMC) proeminente.
A MHRA aconselha que os pacientes discutam os benefícios e riscos com seu médico antes de iniciar o uso ou ao fazer alterações no tratamento, porquê mudar a marca da caneta.
O pâncreas, órgão localizado detrás do estômago, auxilia na digestão. Segundo as autoridades de saúde, a maioria das pessoas diagnosticadas com pancreatite aguda começa a melhorar em murado de uma semana, sem problemas subsequentes, mas condições graves podem evoluir para complicações graves.
Share this content:



Publicar comentário