Carregando agora

Resultados de testes de arbovírus já estão disponíveis online no Espírito Santo

Resultados de testes de arbovírus já estão disponíveis online no Espírito Santo

Resultados de testes de arbovírus já estão disponíveis online no Espírito Santo

A partir desta semana, a população capixaba poderá acessar os resultados dos testes de dengue, zika, chikungunya e Oropouche diretamente no Portal do SUS. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Lacen/ES, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e o Prodest, visa agilizar o entrada aos diagnósticos.

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) começou a disponibilizar, esta semana, os resultados dos testes de arboviroses – uma vez que dengue, Zika, chikungunya e Oropouche – por meio de um sistema online. A iniciativa envolve o Laboratório Mediano de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), a Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Notícia do Espírito Santo (Prodest), e é disponível no Portal do SUS.

O serviço abrange os resultados de exames realizados pelo método RT-PCR e sorologias, tanto os realizados pelo Lacen/ES quanto os enviados pelos municípios que utilizam o sistema de informações Gerenciador de Envolvente Laboratorial (GAL). Os exames referem-se a casos suspeitos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para aquiescer aos relatórios, os cidadãos precisam de se registar no “Chegada Cidadão”, disponível na plataforma. Caso o cadastro já tenha sido feito, basta autenticar o entrada. Os laudos podem ser emitidos em português ou inglês, o que facilita o diagnóstico para cidadãos estrangeiros, turistas ou expatriados usuários do SUS.

Rodrigo Rodrigues, diretor do Lacen/ES, destacou a influência da iniciativa. “É resultado do trabalho do Lacen/ES em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação e o Prodest para ampliar o entrada aos serviços de saúde da população, já implementado desde a pandemia da Covid-19. E é um serviço que também vai ajudar a diminuir o tempo de espera do paciente pelo resultado”, disse Rodrigues.

Segundo Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, a novidade é mais uma forma de tornar os serviços de saúde mais ágeis e eficientes. “A iniciativa é mais uma prova de uma vez que o Prodest está colaborando com o Governo do Estado para prestar um melhor atendimento à população capixaba, por meio de serviços de Tecnologia da Informação mais ágeis, seguros e eficientes. Sem incerteza, o cidadão merece receber dados sobre o seu estado de saúde com transparência e rapidez”, acrescentou Cornélio.

Os exames serão divulgados pelo Lacen/ES em até 48 horas, dependendo do resultado das amostras. “Se negativo para dengue, zika e chikungunya, exemplar passa por novidade lanço de testagem para diagnóstico de Oropouche”, explicou Rodrigues.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário