Carregando agora

Rio Bananal celebra 46 anos com shows nacionais e ingressão gratuita

Rio Bananal celebra 46 anos com shows nacionais e entrada gratuita

Rio Bananal celebra 46 anos com shows nacionais e ingressão gratuita

O município de Rio Bananal comemora seu 46º natalício de emancipação política com uma sarau de três dias, entre 12 e 14 de setembro, na redondel da cidade. Realizado pela Prefeitura Municipal, o evento terá ingressão gratuita e contará com rodeios, exposição de orquídeas e shows de artistas nacionais e regionais. A programação solene tem início antes, com eventos cívicos e religiosos a partir do dia 10 de setembro.

Programação completa

10 de setembro – Quarta-feira
18h – Entrega de Título de Cidadão Ribanense – Câmara de Vereadores
11 de setembro – Quinta-feira
19h – Missa de Ação de Perdão – Seminário de Rio Bananal

12 de setembro – Sexta-feira
Durante todo o dia – Exposição de Orquídeas
18h – Franqueza Solene do Rodeio
21h – Marcelo Campos
22h30 – Camilo Paggio
0h – Glauco

13 de setembro – Sábado
Durante todo o dia – Exposição de Orquídeas
16h – Tardezinha com Grupo Curticão
18h – Rodeio
21h – Taianna
22h30 – João Neto e Frederico
0h – Juliano Couto

14 de setembro – Domingo
Durante todo o dia – Exposição de Orquídeas
16h – Tina Show (Infantil)
18h – Rodeio
20h30 – Paulo Ricardo
22h – Carlos e Jackson
23h30 – Breno e Bernardo

Da origem à emancipação
A história de Rio Bananal remonta a aproximadamente 1929, quando os primeiros colonizadores, Pedro Ceolin, Pedro Rizzo, Abramo Caliman e Alcides Siqueira Campos, vindos de Marilândia, chegaram à região em procura de terras férteis. Eles seguiram o curso de um rio que nomearam “Rio Bananal”, devido à presença de bananeiras em suas margens, e fundaram o núcleo de Santo Antônio do Bananal.

Em 1937, um segundo grupo, formado por Egídio Venturim, Luiz Endringer e João Casagrande, estabeleceu o núcleo de São Sebastião do Bananal. A união desses dois povoados formaria, posteriormente, a sede do município. O desenvolvimento da região foi impulsionado pela lavra e pela atuação dos padres Pavonianos.

Através da Lei n° 265, de 22 de outubro de 1949, a localidade foi elevada à categoria de província, subordinado ao município de Linhares. O libido de autonomia levou a uma primeira tentativa de emancipação em 1963, que foi rejeitada. Uma novidade tentativa ocorreu em 1975, mas o projeto foi arquivado por questões de prazo constitucional.

O processo foi desarquivado em abril de 1979. Em seguida autorização da Reunião Legislativa, um plebiscito foi realizado em 19 de agosto de 1979, no qual a população votou em prol da emancipação. Em 14 de setembro de 1979, o portanto Governador Eurico Vieira de Rezende assinou a Lei n° 3293, que elevou o província à categoria de município. O ato de assinatura ocorreu no recinto do Seminário em Rio Bananal.

Em seguida a emancipação, o município passou por transformações em sua partilha territorial. Pela Lei n° 3982, de 27 de dezembro de 1987, foi criado o província de São Jorge de Tiradentes, que foi anexado a Rio Bananal. Conforme a partilha territorial datada de 1 de junho de 1995 e que permanece na data de 2005, o município é constituído por dois distritos: Rio Bananal (sede) e São Jorge de Tiradentes.

natividade

Share this content:

Publicar comentário