Risco de luzes de intoxicação por metanol Alerta em todo o Espírito Santo
O Secretariado da Saúde (SESA) alerta a população sobre o intoxicação por metanol. A substância é um tipo de álcool tóxico, usado principalmente porquê solvente industrial, combustível. Ao contrário do etanol (álcool geral encontrado em bebidas), os especialistas afirmam que o metanol não deve ser ingerido sob nenhuma condição, porque mesmo em pequenas quantidades pode suscitar intoxicação e morte graves.
Toxicologista do Núcleo de Informação e Assistência Toxicológica-Ciatox-ES, Rinara Angelica de Andrade Machado, informa que as principais fontes para intoxicação por substâncias são: o consumo de álcool adulterado, manipulação incorreta de solventes, combustos ou produtos químicos contendo metanol e ingestão eventual por crianças ou adultos que confundem com chuva ou outros que contêm a chuva ou outros.
Os principais sintomas do intoxicação por metanol são: náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça intensa, tontura, fraqueza, mudanças visuais (porquê visão nublada, perda de visão ou “manchas” na visão), respiração acelerada, acusações e perda de consciência.
“O intoxicação por metanol pode levar à facciosismo permanente e até à morte”adverte o toxicologista Rinara Angelica de Andrade Machado.
Ele enfatiza algumas precauções para evitar intoxicação pela substância, incluindo não consumir bebidas de origem duvidosa (sem rótulo, sem registro ou vendidas em locais informais); Comprar bebidas exclusivamente em estabelecimentos confiáveis e requer fatura; Verifique o rótulo da embalagem e o selo (não consuma se houver sinais de violação ou adulteração); Evite o consumo de bebidas artesanais sem proveniência comprovada (porquê destilados domésticos não supervisores); comprar bebidas exclusivamente de fabricantes legalizados e de vedação tributária; E manter atenção em festas ou eventos informais, onde bebidas adulteradas podem ser oferecidas.
“Em caso de suspeita de intoxicação, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e, se provável, carregar a embalagem ou exemplar da substância ou bebida ingerida”.guiou o toxicologista.
A população também pode entrar em contato com o Núcleo para obter informações e assistência toxicológica-Ciatox-es no 0800 283 9904.
“A intoxicação por metanol é um sério problema de saúde pública, que pode ser evitada com atenção, informação e responsabilidade. A população deve estar alerta sobre o risco de consumo adulterado de bebidas”.disse Rinara Angelica de Andrade Machado.
Até agora, não há investigações nos casos de intoxicação por metanol em Espírito Santo, semelhantes aos notificados no estado de São Paulo.
Medidas de prevenção de contaminação por metanol
Dados os casos de contaminação por metanol registrados em diferentes estados do país, a Secretaria da Saúde (SESA) reforçou a atenção sobre o matéria e publicou três notas técnicas e um aviso direcionado a vigilâncias municipais, estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas e também profissionais de saúde.
Entre as publicações está o alerta nº 01/2025, de 2 de outubro, que orienta os profissionais de saúde sobre o atendimento de casos exógenos de intoxicação por metanol. Também foi divulgado a nota técnica conjunta nº 008/2025, que traz recomendações específicas para o manejo médico e a notificação imediata de casos suspeitos depois o consumo de álcool adulterado.
Ou por outra, a nota técnica nº 07/2025 apresenta orientações sobre o atendimento e o marketing de bebidas alcoólicas, destacando ações de prevenção de adulteração e nota técnica nº 008/2025 lida com o reforço na inspeção, com foco na rastreabilidade, regularidade e segurança dos produtos comercializados.
Share this content:
Publicar comentário