SAMU 192 completa 20 anos com aumento de 400% no atendimento e cobertura totalidade no ES
Esta sexta-feira (13) marca duas décadas de trabalho ininterrupto do Serviço de Atendimento Traste de Urgência – SAMU 192 no Espírito Santo. Com a primeira ambulância comprometida em 13 de fevereiro de 2006, o serviço alcançou um aumento de mais de 400% no número de atendimentos prestados nestes 20 anos. Ainda no primeiro ano de atividade, o SAMU 192 registrou 65.107 serviços regulados, passando para 263.502 serviços no ano pretérito.
O incremento do serviço nos últimos anos está diretamente ligado à sua expansão no Estado. Em 2006, o SAMU 192 esteve presente nos municípios da Grande Vitória, porquê Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão. A partir de 2019, por meio do ‘Samu para Todos’, política estadual da Rede de Urgência e Emergência – Componente do Serviço Traste de Urgência instituído pelo Governo do Estado, o serviço começou a ser ampliado no Estado, atingindo 100% de cobertura em agosto de 2022, além de descrever com uma base presente em todos os 78 municípios capixabas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o Estado tem muito o que comemorar nesses 20 anos de serviço, principalmente pelo diferencial capixaba, de ter ambulâncias SAMU 192 em todas as cidades, e que atua diretamente no índice de tempo de resposta capixaba.
“O Espírito Santo é um dos estados brasileiros que tem 100% de cobertura do SAMU 192 em seu território, com um diferencial importante, que é ter a base de atendimento em todos os 78 municípios. Essa diferença confere ao Estado o menor tempo médio de atendimento do país. tamanho do serviço e a influência que o SAMU tem para o SUS do Espírito Santo e para toda a população”festejar Tyago Hoffmann.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o Estado tem trabalhado para trazer cada vez mais inovação ao SAMU 192 com o objetivo de fortalecer o atendimento pré-hospitalar traste por meio da tecnologia. “A ampliação do uso da tecnologia é uma premissa do governo Renato Casagrande em todas as áreas e na saúde não é dissemelhante. Para o SAMU 192, estamos em período de testes para utilização de um aplicativo que permitirá videochamadas e identificação por meio da geolocalização do telefone”ele detalhou.
O SAMU 192 é um dos componentes da Política Pátrio de Atendimento às Urgências do Ministério da Saúde e integra a Rede de Atendimento Pré-Hospitalar Traste para atendimentos de urgência. Foi formalmente instituída no Brasil pelo decreto presidencial nº 5.055, de 27 de abril de 2004.
Com funcionamento gratuito e completo, 24 horas por dia e sete dias por semana, o SAMU 192 conta com diversos recursos para atender a população. No Espírito Santo, o serviço conta atualmente com 116 ambulâncias em funcionamento, sendo 92 Unidades de Suporte Obrigatório (USB), 24 Unidades de Suporte Avançado (EUA) e uma unidade Aeromédica. Aliás, os 78 municípios contam com uma base SAMU 192, com pelo menos uma ambulância USB ou USA, totalizando 1.484 profissionais em atividade, de setentrião a sul do Estado.
Segundo o subsecretário de Estado de Regulação de Aproximação à Saúde, Gleikson Barbosa, o Espírito Santo traz consigo, na gestão da SMAU 192, um diferencial importante, que é o funcionamento de forma integrada por meio da Mediano de Regulação.
“Em 2021 inauguramos a novidade Mediano de Regulação Estadual, que precisou ser ampliada devido à ampliação do SAMU 192 que estava ocorrendo. Foi um importante investimento realizado em atividades e estruturas de atendimento, uma vez que a Mediano realiza a gestão técnica e médica, porquê triagem e envio/alocação de ambulâncias em todo o território”explicou Barbosa.
E, para a expansão do SAMU 192 no Estado, o serviço é dirigido junto à Região Metropolitana de Saúde (com exceção do município de Itarana, que é dirigido pela CIM Polo Sul), gerido diretamente pelo Estado, por meio de convênio com a Santa Vivenda de Misericórdia de Vitória, enquanto os Consórcios Intermunicipais (CIM Polo Sul, Polinorte, Setentrião e Noroeste) gerenciam a infraestrutura, os recursos humanos e a manutenção das bases nas regiões de Saúde Setentrião, Sul e Mediano. O financiamento das áreas consorciadas é tripartite, com repasses da União, dos Estados e dos municípios, via fundos municipais onde estão sediados os consórcios. No contexto Metropolitano, o financiamento é bipartite, entre a União e o Estado.
Para o coordenador-geral do SAMU 192 no Espírito Santo, médico Oliveira Alves de Lima Júnior, os 20 anos do SAMU 192 no Estado é comemorar, além de um importante serviço à população, o seu maduração, que “tornou-se um gavinha cada vez mais poderoso na calabouço de atendimento às vítimas graves”.
“Começamos porquê um projeto e hoje somos uma estrutura logística e de lucidez médica que cobre 100% do Estado. Nessas duas décadas a tecnologia mudou, as ambulâncias evoluíram, mas o que nos trouxe até cá foi a capacidade técnica de transformar o caos em atendimento organizado. O SAMU 192 não é unicamente transporte, mas a garantia de que, no pior dia da vida de alguém, uma equipe altamente treinada chegará para fazer a diferença”lembrou o coordenador.
Mais de 260 milénio consultas no ano pretérito
O Serviço de Atendimento Traste de Urgência – SAMU 192 tem porquê objetivo chegar precocemente à vítima, em seguida a ocorrência de uma situação de urgência ou emergência que possa gerar sofrimento, consequências ou até mesmo a morte.
É um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, com orientação e envio de veículos tripulados por equipe qualificada, acessado pelo número “192” e acionado pela Mediano Estadual de Regulação de Urgências e Emergências.
Em 2025, o SAMU 192 realizou 263.502 consultas em todo o Estado. Destes, 130.725 resultaram no envio de um veículo até o lugar da relação.
Entre as principais causas de atendimento destacam-se o traumatismo (70.496 ocorrências), outras causas (40.350 ocorrências), psiquiátricas (25.831 ocorrências), neurológicas (25.662 ocorrências) e cardiológicas (15.679 ocorrências).
Qualificação e atualização presentes no dia a dia dos profissionais
Partindo do princípio de que a medicina de urgência evolui rapidamente, o Serviço de Atendimento Traste de Urgência – SAMU 192 do Espírito Santo conta com o Núcleo de Ensino Continuada (NEP), responsável por promover a qualidade do atendimento do serviço, por meio de treinamento, capacitação e atualização contínua.
É no NEP que novos protocolos globais clínicos, traumáticos, regulatórios ou operacionais são traduzidos e repassados aos profissionais para a prática diária das equipes. Esse trabalho garante que os serviços prestados em Vitória ou Ibatiba sejam iguais.
“O NEP é espargido por ser o ‘coração estratégico’ da qualidade do atendimento do SAMU 192. Nossa missão não é unicamente capacitar, é prometer que o conhecimento técnico se transforme em sobrevivência nas ruas”explicou o coordenador do Núcleo de Ensino Permanente (NEP), do SAMU 192, Filippi Almeida.
Para seguir as mudanças, o NEP também investe em simulações realistas, com cenários e situações reais para formação de profissionais, que são um dos principais focos para os próximos anos de atividade.
“Para os próximos anos, o foco do NEP é a Simulação Realística de Subida Fidelidade e a descentralização do ensino. Queremos levar a sala de lição para dentro do veículo, treinando equipes em cenários reais, utilizando tecnologia avançada de manequins que simulam reações humanas, além de focar no desenvolvimento de liderança e lucidez emocional em cenas de caos”apontou o coordenador do NEP.
O Coordenador Universal do SAMU 192 no Espírito Santo, médico Oliveira Alves de Lima Júnior, explicou que a gestão visa investir não só em estrutura física, material e logística, mas principalmente na qualificação continuada, e lembrou: “O SAMU é formado, antes de tudo, por pessoas que dedicam a vida a estranhos. Completar 20 anos é olhar para trás e ver milhares de famílias que continuam completas porque uma de nossas equipes chegou na hora certa. O macacão azul virou símbolo de esperança nas ruas capixabas, e o SAMU é patrimônio do povo capixaba”.
Share this content:



Publicar comentário