São Mateus vai premiar a 1ª Rainha da Pimenta e do Moca em festival inédito
A cidade de São Mateus, reconhecida uma vez que campeã pátrio na produção de pimenta-do-reino e pimenta-rosa, se prepara para sediar a primeira edição do Empório Pimentas e Cafés. O evento, que ocorre de 28 a 30 de agosto na Rossio Amélia Boroto, terá uma vez que um de seus destaques o inédito Concurso Rainha da Pimenta e do Moca, criado para escolher uma representante das riquezas agrícolas e culturais do município. As inscrições para o concurso estão abertas até 17 de agosto.
A iniciativa é idealizada pela Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Virente e das Águas (Adetur) e realizada pela Prefeitura Municipal de São Mateus, com o suporte do Sindicato Rústico de São Mateus. A expectativa é que o evento atraia aproximadamente 25 milénio visitantes ao longo dos três dias.
A disputa pela grinalda
O Concurso Rainha da Pimenta e do Moca procura uma representante que simbolize a cultura e o turismo do município, que além da liderança na produção de pimentas, é também um dos maiores produtores de moca conilon. As candidatas interessadas devem ter 18 anos completos até a data do concurso e residir em São Mateus. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio deste formulário online.
Uma seletiva definirá as sete finalistas que desfilarão no dia 30 de agosto. Os critérios de avaliação incluem retórica, formosura, autenticidade e representatividade. O júri contará com nomes uma vez que a atual Miss São Mateus, Talita Amaral, e o Secretário de Cultura do município, Rafael Cruz Tartalia, além de outros nomes que serão divulgados posteriormente.
Para Dayane Cruz, organizadora e coordenadora de concursos de formosura e cultura de São Mateus, a iniciativa representa uma importante plataforma para novos talentos locais. “Para me tornar padrão, precisei ir inúmeras vezes à capital para me profissionalizar. Acredito que concursos uma vez que oriente são uma oportunidade de transformar em verdade o sonho de mulheres que não tiveram a chance ou o espaço para desenvolver seu potencial na espaço da voga e da formosura”, afirma. “Aliás, o evento valoriza e potencializa a nossa cultura, destacando-nos uma vez que o maior produtor de pimenta-rosa do Brasil e um dos maiores produtores de moca conilon”, completou.
Empório com feira, gastronomia e debates
Além da eleição da realeza, a programação do 1º Empório Pimentas e Cafés inclui uma feira com exposição de produtos agrícolas, agroindustriais e artesanais, uma terreiro gastronômica com pratos típicos, oficinas, workshops com degustações abertas ao público e apresentações musicais de forró e voga de viola.
O evento também marca a estreia do Fórum Estadual de Especiarias, um espaço devotado a discussões técnicas sobre o setor. Com mais de dez painéis, palestras e mesas-redondas, o fórum abordará temas uma vez que manejo sustentável, mercado, inovação, identidade territorial, qualidade na produção de pimenta e moca, agroecologia, sistemas de cultivo integrados, novas aplicações gastronômicas para especiarias e o turismo de experiência uma vez que estratégia de desenvolvimento rústico.
Segundo o presidente da Adetur, Cimá Guizani, o objetivo é produzir um ponto de encontro que conecte diferentes elos da prisão produtiva. “Queremos que o Empório seja uma vitrine viva do que São Mateus e o Espírito Santo têm de melhor, conectando a nossa produção lugar a novas oportunidades e experiências para quem participa”, explicou.
Share this content:
Publicar comentário