Saúde de Espírito Santo alerta para aumentar as infecções por rinovírus
Uma em cada quatro amostras que o Laboratório Meão de Saúde Pública de Espírito Santo (LACEN/ES) recebeu epidemiológica nas últimas semanas por suspeita de síndrome da gripe foi positiva para a infecção pelo rinovírus. O aumento dos casos é um aviso do Secretariado da Saúde (SESA), pois, embora esteja associado a resfriados comuns, pode levar a casos e mortes graves.
De convenção com os dados da LACEN/ES, nas semanas epidemiológicas (SE) 29 a 31, de 13 de julho a 3 de agosto, dos 1.672 testes realizados para a detecção de vírus respiratórios, 428 foram positivos para o rinovírus, representando 25% de positividade dos testes. Também de convenção com o laboratório, nas últimas semanas, a detecção de rinovírus superou em casos de influenza e outros vírus respiratórios.
Os casos de rinovírus aumentam nos casos também identificados no último relatório epidemiológico da vigilância das síndromes da gripe, publicado na última quinta -feira (31). O material aponta que entre 28 e 30, 65% dos vírus respiratórios identificados nas unidades sentinelas da síndrome de frete (SG) no estado foram por rinovírus.
Em relação aos casos mais graves, porquê síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o relatório apresenta que, durante o mesmo período de estudo, o rinovírus representou 50% dos vírus identificados, excedendo os casos por influenza. Há também, em 28 a 30, a notificação de uma morte em uma petiz aquém de 4 anos, com codetecção do vírus síntese de respiração (VSR) e rinovírus.
O médico e a referência técnica da vigilância de influenza e meningite, Mariana Ribeiro Macedo, explicou que, sendo um agente viral altamente transmissível, o rinovírus pretexto muito dos resfriados comuns, mas enfatizou que, no entanto, pode levar a casos graves. “Na maioria das vezes, o quidam infectado desenvolve sintomas de luz e pode ter nariz escorrendo, dor de goela, tosse, espirros e congestionamento nasal. No entanto, alguns casos podem evoluir para SRAG e as crianças pequenas estão entre os grupos mais suscetíveis”.Ele disse.
Pretende -se a ser tomado
Uma vez que não possui vacina disponível, é importante que a população esteja cônscio das medidas preventivas para evitar a infecção pelo rinovírus.
Entre as principais medidas estão:
- Lave as mãos com chuva e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir mantimentos;
- O uso da máscara é importante para aqueles com sintomas e recomenda usar aqueles que fazem segmento de grupos prioritários;
- Use lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra o nariz e a boca espirrando ou tossindo;
- Evite divertir de olhos, nariz e mucosa das membranas;
- Não compartilhe objetos pessoais, porquê talheres, pratos, óculos ou garrafas;
- Mantenha os ambientes muito ventilados;
- Evite o contato próximo a pessoas com sinais ou sintomas da gripe;
- Evite clusters e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
- Adote hábitos saudáveis, porquê dieta equilibrada e ingestão de líquidos.
Sobre o relatório
O relatório epidemiológico da vigilância das síndromes da gripe, que traz dados sobre o cenário de vírus respiratórios em Espírito Santo, é produzido pelo programa estadual de imunização e vigilância de doenças imunopreveáveis e publicado semanalmente no Secretário do Site de Saúde nesse vínculo.
O último boletim publicado, do nº 30, traz os dados das semanas epidemiológicas de 01 a 30, referindo-se ao início do ano até 26 de julho. Outrossim, apresenta a estudo das últimas duas semanas, de 28 a 30. O relatório é prestes com base nas notificações da síndrome de gripe na síndrome de Sentines e Surte Surveir (SRAG). Vigilância (vs).
Share this content:
Publicar comentário