Carregando agora

Saúde promove I Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Região Setentrião do Espírito Santo

Saúde promove I Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Região Norte do Espírito Santo

Saúde promove I Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador na Região Setentrião do Espírito Santo

O Meio de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), do Meio de Vigilância em Saúde, da Superintendência Regional de Saúde (SRSSM) de São Mateus, promoveu o I Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Região Setentrião.

O evento aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Cricaré, em Conceição da Barra, e contou com a participação de 120 trabalhadores, referências técnicas e gestores de saúde de 13 dos 14 municípios que compõem a região Setentrião de Saúde, além às autoridades estaduais e nacionais ligadas à Saúde e ao Recta do Trabalhador.

Com o objetivo de mobilizar os atores que compõem a Vigilância em Saúde do Trabalhador e promover o diálogo entre os municípios, o Estado e o Ministério Público do Trabalho (MPT), o dirigente do Núcleo Peculiar de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) da Secretaria de Saúde ( Sesa), Liliane Perdão Santana, avaliou que a região Setentrião foi pioneira na realização do encontro.

“Oriente é o momento de nos reunirmos para falar sobre políticas trabalhistas; apresentar as diretrizes e indicadores de saúde propostos pelo Governo do Estado e mostrar que há financiamento para ações de Saúde Ocupacional nas regiões. Esse conhecimento por segmento dos gestores e referências técnicas nos municípios pode mudar a verdade dos trabalhadores”declarou Liliane Perdão Santana.

A coordenadora do Cerest Setentrião, Ana Lúcia de Lima, avaliou que o encontro superou as expectativas da organização tanto na adesão de profissionais ao evento quanto nos debates sobre Saúde do Trabalhador.

“Foi um encontro muito rico em relação aos temas discutidos nas oficinas e debates, que gerou um resultado a ser implementado posteriormente. O resultado foi muito gratificante, fruto do trabalho em equipe, e servirá de motivação para futuros encontros acontecerem”avaliou a coordenadora Ana Lúcia de Lima.

Uma das participantes, Maira Motta, é enfermeira do município de São Mateus e foi uma das responsáveis ​​pela implantação da Vigilância em Saúde Ocupacional (Visat) no município. Durante o evento, ela apresentou sua experiência com o meio e destacou a preço da Vigilância para a prevenção de acidentes de trabalho.

“A Visat é uma Vigilância que já deveria viver há muito tempo e em todos os municípios pela sua preço na redução da mortalidade da população trabalhadora e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho”destacou Maira Motta.

Saúde e Justiça
O evento contou com palestras, oficinas e debates que abordaram novas relações de trabalho, saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), políticas de Saúde do Trabalhador, legislação e Direitos do Trabalhador.

A dirigente do Meio de Vigilância em Saúde da SRSSM, Tatiane Sardi, destacou a preço do evento para fortalecer a parceria entre os municípios e despertar a gestão municipal para a preço de solidificar referências técnicas que atuem exclusivamente nas ações de Saúde do Trabalhador.

“Foram três dias muito intensos e vimos a preço de fortalecer parcerias com municípios, secretarias municipais de saúde e MPT. O objetivo deste encontro foi mostrar a relevância de se ter um referencial técnico específico para Saúde do Trabalhador. Acredito que isso foi muito sensibilizado e estamos entusiasmados com o resultado”disse Tatiane Sardi.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Mateus, Polyana de Fátima França, explicou que a subnotificação dos acidentes de trabalho e os danos causados ​​por algumas atividades laborais à saúde do trabalhador são alguns dos desafios encontrados pelo órgão no Região Setentrião do Estado. Para superá-los, Polyana França aponta a premência de as instituições trabalharem juntas para produzir políticas públicas.

“A implementação destas políticas pode prevenir a dor e o sofrimento dos trabalhadores. A subnotificação foi um dos pontos discutidos durante o evento. Acredito que nos tornamos mais conscientes da premência de usar medidas para combater leste problema. Atualmente não temos dados precisos e a sua falta dá-nos a falsa sensação de que não há cá problemas graves a combater”considerou a procuradora Polyana França.

Experiências de sucesso
Durante o Encontro também foram apresentadas experiências bem-sucedidas em Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelos municípios. As obras receberam a votação dos participantes do encontro e os três primeiros colocados foram premiados com um tablet, um leitor de livros digitais e um HD extrínseco. Todos os prêmios foram doados pelo MPT.

A obra mais votada foi a do psicólogo Murillo Barbosa Cabral, que integra a Equipe Multidisciplinar (eMulti) de Pinheiros, por meio do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Em sua experiência, o profissional relatou sobre o projeto “Cuidar com o Cuidador”, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Galileia e multiplicado para outras UBS do município.

“Participar de um evento com essa dimensão de conhecimento nos faz repensar nossa postura e atuação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Acredito que iniciativas uma vez que essa são essenciais para transformar o zelo ao trabalhador. Meu projeto ficou em primeiro lugar, mas acredito que o préstimo vai para toda a equipe. Foi a partir dos dias dedicados aos estudos que pudemos pensar essa ação de cuidar dos trabalhadores de forma integral. O projeto nasceu de relatos de cansaço da própria equipe e refletimos que, para oferecer um atendimento de qualidade ao próximo, precisamos estar muito também”destacou Murillo Barbosa Cabral.

Trabalhos apresentados:

1º lugar
– ⁠Cuidar do cuidador: um olhar necessário para quem dedica a vida ao zelo do outro;

Responsável: Murillo Cabral, de Pinheiros.

2º lugar
– Saúde do Trabalhador: promoção do autocuidado dos profissionais de saúde;

Autora: Cleidiane Pereira, de Mucurici.

3º lugar
– ⁠Implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador em São Mateus, município do Setentrião do ES: relato de experiência;

Autora: Maira Motta, de São Mateus.

4º lugar
– ⁠Cuidar de quem cuida: A saúde mental dos profissionais de saúde;

Autora: Maria de Fátima Falqueto, de Serra.

5º lugar
– ⁠PAD (Programa de Assistência Dermatológica) – UFES em parceria com a prefeitura de Vila Pavão.

Autora: Jéssica Correia, da Vila Pavão.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário