Sem reportar Trump, Lula diz que o Brasil não aceita “interferência”
Sem reportar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) declarou na segunda -feira (7) que o Brasil não aceita “interferência ou tutela de ninguém”. Anteriormente, o patrão dos Estados Unidos foi às redes sociais para proteger o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para Trump, o ex -Mandanker brasiliano é vítima de uma “caça às bruxas” e o único julgamento ao qual ele deve ser apresentado é o dos “eleitores do Brasil”.
“A resguardo da democracia no Brasil é uma questão responsável dos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos a interferência ou a tutela de ninguém. – Luiz Inacio Lula da Silva (PT)
Bolsonaro é indiciado no caso criminal da Suprema Golpe (Suprema Golpe) que investiga o enredo de golpes em seguida as eleições de 2022. É indiciado de cinco crimes, incluindo a organização criminosa armada, tentou a supressão violenta do domínio da lei democrática e do golpe.
Também nesta tarde, o Ministro das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o legista universal do sindicato, Jorge Messias, falaram em seguida a mensagem do Presidente dos Estados Unidos.
Gleisi declarou que Trump “deveria mourejar com seus próprios problemas” e “respeitar a soberania” do Brasil e do judiciário do país.
“Não se pode falar sobre perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo lítico no domínio da lei democrática que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir. O Presidente dos Estados Unidos deve cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos e respeitam a soberania do Brasil e do nosso judicial”.O ministro escreveu.
O procurador -geral Jorge Messias enfatizou que o governo “não aceita a tutela, nem admite pressões externas”, além de elogiar o desempenho do STF.
“O Brasil olha para o porvir com uma cabeça subida, firme em seus valores e comprometida com os interesses de seu povo, e não com os interesses da liderança estrangeira”.completou o AG.
“Deixe Bolsonaro em silêncio!”
Em sua rede social, Truth Social, Trump disse no início desta tarde que Bolsonaro é vítima de um ataque político uma vez que aconteceu.
“Vou ver a procura pela feitiçeira a Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus seguidores, de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento dos eleitores do Brasil: isso é chamado de escolha. Deixe somente Bolsonaro!”exclamou o presidente dos Estados Unidos.
Na publicação, Trump não menciona diretamente as demandas contra Bolsonaro, mas fala de perseguição e reafirma a inocência do ex -presidente.
“Eu tenho observado, uma vez que o mundo, já que eles não fizeram mais zero para persegui -lo, dia em seguida dia, noite em seguida noite, mês em seguida mês, ano, ano! Não é culpado de zero, exceto lutar pelas pessoas”.Trump disse outra segmento de sua mensagem.
Bolsonaro não é elegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Eleitoral Superior). Em 2023, o Tribunal Eleitoral entendeu que cometeu afronta de poder e uso indevido da mídia ao ter uma reunião com embaixadores em julho de 2022, na qual atacou o sistema eleitoral sem evidências.
Posteriormente, Bolsonaro foi novamente sentenciado à inelegabilidade pelo TSE. Desta vez, para afronta de poder político e econômico durante as férias de 7 de setembro de 2022, no meio da campanha para re -eleição.
Share this content:
Publicar comentário