Senado dos EUA aprova texto contra tarifas de Trump ao Brasil
O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta terça-feira (28) um projeto de lei que prevê o cancelamento de tarifas impostas pelo presidente Donald Trump ao Brasil, incluindo produtos porquê petróleo, moca e suco de laranja.
Apesar da aprovação do Senado, a proposta – apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia – tem poucas chances de progredir.
O texto ainda precisa ser autenticado pela Câmara controlada pelos republicanos. A Câmara implementou recentemente novas regras que permitem aos líderes impedir o progressão de projetos de lei relacionados com tarifas. Aliás, Trump poderia vetar a proposta.
Para o senador Kaine, o voto é uma forma de forçar o Senado a debater “A devastação económica causada pelas tarifas”. Na prática, portanto, a medida é sobretudo simbólica e procura expor o insatisfação com a política tarifária da gestão Trump.
Aliás, o projeto é considerado uma prova da adesão dos senadores republicanos à política mercantil de Trump. O texto propõe a revogação do estado de emergência pátrio, mecanismo utilizado pelo presidente para impor tarifas de importação de até 50% sobre produtos brasileiros desde agosto.
Nesse sentido, a votação no Senado, que terminou com placar de 52 a 48 para sua aprovação, destacou a resistência dentro do Partido Republicano às tarifas impostas por Trump.
Cinco senadores republicanos votaram em prol da solução, juntamente com todos os democratas. Eles foram: Susan Collins (Maine), Mitch McConnell (Kentucky), Lisa Murkowski (Alasca), Rand Paul (Kentucky) e Thom Tillis (Carolina do Setentrião).
Os aliados de Trump expressaram desconforto com a política mercantil do presidente, mormente num momento de instabilidade económica.
O apartidário Escritório de Orçamento do Congresso disse no mês pretérito que as tarifas estão entre os fatores que deverão aumentar o desemprego e a inflação, muito porquê desacelerar o propagação poupado leste ano.
Segundo a sucursal de notícias Associated Press, o senador democrata Tim Kaine, responsável da proposta, pretende apresentar esta semana novas resoluções para suspender tarifas impostas a outros países, porquê o Canadá.
Share this content:



Publicar comentário