Sesa alerta para influência de atualização do cadastro do SUS
A Secretaria de Saúde (Sesa) está em alerta aos pacientes do Espírito Santo que aguardam procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas e exames para que atualizem seus dados de contato no Sistema Único de Saúde (SUS). É por meio desses dados que é feito o contato com o paciente para a realização dos procedimentos, por isso é necessário que o cadastro esteja sempre atualizado.
Atualmente, 3.760 pacientes autorizados a serem internados para cirurgias eletivas estão com os cadastros desatualizados. O usuário pode conferir se seus dados estão corretos indo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município e solicitando a atualização. É importante manter seu cadastro completamente preenchido e com seu endereço e telefones atualizados.
“Muitos pacientes não podem ser localizados devido a mudanças nos números de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. É por isso que estamos emitindo leste aviso: atualize seus dados para que, quando você for chamado, as equipes de saúde possam localizá-lo,” declarou o subsecretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.
A Sesa está implementando o Projecto Estadual de Redução de Filas (OperaES) e realizando uma força-tarefa para localizar mais de 3.000 pacientes. O contato para invocar os pacientes que aguardam procedimentos é feito principalmente por telefone, por isso é necessário que as informações cadastrais estejam corretas.
Segundo a gerente de Atendimento Ambulatorial Especializado da Sesa, Carolina Sanches, embora esse número esteja diminuindo, o Estado e os municípios continuam tomando medidas para atualizar os registros. “É um trabalho minucioso, com ações uma vez que procura ativa. No entanto, é muito importante que o cidadão entenda a influência de atualizar seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima de sua moradia. São mais de três milénio pacientes que já foram encaminhados para cirurgia, mas estão com o cadastro desatualizado e, quando chegar a vez deles, o hospital não conseguirá contatá-los”, esses.
Share this content:
Publicar comentário