Sesa já enviou mais de 100 milénio SMS para alertar pais e responsáveis sobre a vacina contra a dengue
A Secretaria de Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunização e Vigilância de Doenças Imunopreveníveis (PEI), já enviou mais de 100 milénio mensagens de texto para os celulares de pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue. As mensagens também estão sendo enviadas para aqueles cujos filhos estão com a segunda ração atrasada.
“Esta ação é uma estratégia do Programa de Imunização e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Sesa, em suporte aos 78 municípios capixabas que estão realizando a imunização do público-alvo. Para esta primeira semana, serão enviadas murado de 80 milénio mensagens”, destacou a coordenadora do PEI, Danielle Grillo.
Até o dia 5 de agosto, 206.801 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos não haviam iniciado o esquema vacinal contra a dengue no Espírito Santo, e outros 29.197 estavam em tardada, ou seja, já haviam pretérito do pausa de três meses entre as doses. A cobertura vacinal contra a dengue para a primeira ração (D1) é de 27,61% e para a segunda ração (D2) é de 5,10%.
A vacinação contra a dengue no estado começou em fevereiro deste ano nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde. Por meio de uma estratégia estadual, foi expandida para as Regiões de Saúde Núcleo e Setentrião em abril e, em junho, chegou à Região de Saúde Sul, abrangendo todo o estado do Espírito Santo. A vacina contra a dengue tem um esquema formado por duas doses com pausa de três meses entre elas.
Fique discreto às mensagens
Das mais de 230 milénio crianças que não foram vacinadas com a primeira ração (D1) contra a dengue ou estão com a segunda ração (D2) atrasada, a Sesa, com suporte dos municípios, tem o cadastro de 97.258 telefones.
Para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não iniciaram o calendário de vacinação contra a dengue, a mensagem recebida é: “Atenção, pais ou responsáveis! Levem seu rebento de 10 a 14 anos ao posto de vacinação e garantam a proteção contra a dengue. A saúde em primeiro lugar!”
Para quem tem crianças e adolescentes com o calendário de vacinação retardado, a mensagem é: “A 2ª ração da vacina contra a dengue do seu rebento está atrasada. Entre em contato com a unidade de saúde sítio para obter informações.”
A Secretaria de Saúde ressalta que nenhuma das mensagens enviadas contém links para serem clicados.
Share this content:
Publicar comentário