Sesa reúne profissionais de saúde para discutir a doação de órgãos no estado
Os profissionais de saúde que trabalham nas comissões intra-hospitalares da doação de órgãos e tecidos para transplante (CIHDOTTS) de todo o Espírito Santo estavam juntos na quarta-feira (16), em Vitória, para a reunião de treinamento promovida pelo Meio de Transplante de Estado (CET-ES), o secretariado da saúde (sesa).
O objetivo, de harmonia com a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, era trazer diretrizes de que os profissionais listados uma vez que prioridade e visavam melhorar o trabalho no trabalho quotidiano da CIHDOTT.
A reunião na quarta -feira (16) foi a segunda do ano. Os profissionais terão outra reunião, além do simpósio agendado para setembro.
“É uma reunião em que trabalhamos todos os pontos do processo de doação de órgãos com hospitais. São diretrizes que os próprios profissionais trazem para nós e que são organizados no início deste ano para que possam ser trabalhados durante nossas reuniões”.informou o coordenador, Maria Machado.
O CIHDOTTS é formado por uma equipe multiprofissional em hospitais que organizam o processo de doação de tecidos de órgãos e transplantes. Essa equipe age na identificação de doadores em potencial, informação com famílias, apoiando membros da família e garantindo que órgãos e tecidos sejam capturados e transplantados adequadamente.
Durante a manhã, os profissionais de saúde participaram de palestras sobre o protocolo de morte cerebral, abordando as etapas, exames e parâmetros. Também foi abordado a logística de distribuição de órgãos, muito uma vez que as dificuldades que o CET-ES tem com as equipes do hospital. À tarde, a reunião contou com a presença do Gabinete do Protector Público do Estado (DPES), que abordou o prazo de parceria assinado levante ano com a SESA e a discussão sobre legislação e documentação.
Share this content:
Publicar comentário