Carregando agora

SUs substituirá o mancha de Papanicolau por um revista mais sensível levante ano

SUs substituirá o mancha de Papanicolau por um exame mais sensível este ano

SUs substituirá o mancha de Papanicolau por um revista mais sensível levante ano

A partir deste ano, o teste citopatológico para detecção de HPV, popularmente publicado porquê esfregaço de Papanicolaou, deve ser gradualmente substituído no sistema de saúde unificado pelo revista molecular do DNA-HPV. Com isso, o tempo de pausa entre as coleções, quando não há diagnóstico do vírus, se tornará cinco anos. A tira etária para o revista de triagem, quando não há sintomas ou suspeita de infecção, permanece a mesma: 25 a 49 anos.

A mudança faz segmento das novas diretrizes para o diagnóstico de cancro cervical, apresentado na quarta -feira (26) pelo National Cancer Institute (INCA). O conjunto de diretrizes já foi confirmado pela Percentagem Pátrio para a Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde Unificado e pela Percentagem de Protocolo Médico e Diretrizes Terapêuticas (CONITEC). Somente a avaliação final do Secretariado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde para entrar em vigor.

Papilomavírus humano, ou HPV, é a desculpa de mais de 99% dos casos de cancro do útero, que é o terceiro incidente entre mulheres brasileiras, com murado de 17.000 novos casos por ano. Com subida cobertura de vacinação e exames de triagem organizada, os especialistas acreditam que a doença pode ser erradicada em murado de 20 anos.

O teste molecular é recomendado porquê um revista primitivo para detectar o HPV pela Organização Mundial da Saúde desde 2021, porque é mais eficiente para reduzir casos e mortes devido à sua maior sensibilidade. Ele também permite identificar o subtipo do vírus se o resultado for positivo, o que oferece uma grande vantagem, pois somente algumas variantes correm o risco de ocasionar lesões que podem evoluir no cancro.

O pesquisador da Subdivisão de Detecção Primeira Inca Bento explica que essas vantagens permitem maior espaçamento entre as coleções.

“O teste de DNA-HPV tem um valor preditivo negativo muito potente, ou seja, se a pessoa tiver um resultado negativo, podemos realmente incumbir nesse resultado. E, conhecendo a história procedente da doença, a evolução das lesões, é uma margem segura para esperar cinco anos para fazer um novo teste”.

Ou por outra, a implementação do novo teste deve ser combinada com a triagem organizada, quando o sistema de saúde procura ativamente as pessoas, em vez de esperar que elas procurem instalações de saúde.

“É necessário que a população -alvo seja ativa e individualmente chamada e convocada. E é necessário prometer que ela tenha entrada à confirmação de diagnóstico e ao tratamento de lesões com essa premência”.complementa o pesquisador da Inca.

De consonância com os dados do sistema de informações sobre o cancro, entre 2021 e 2023, somente três estados tiveram cobertura de bolsa de Papanicolaou perto de 50% do público -alvo. Todos os outros tiveram uma porcentagem inferior desse nível e alguns não têm dados completos para estudo. Ou por outra, existem estados, porquê Acre, Maranhão e Mato Grosso, onde a maioria dos resultados foi entregue em seguida 30 dias, o que dificulta o início dos exames confirmatórios para o paciente iniciar o tratamento dentro de 60 dias, conforme determinado pela legislação.

Portanto, o rastreamento organizado também fornece uma risco de conduta organizada, porquê explica Itamar Bento:

“A pessoa faz um teste de DNA-HPV e, se não for detectado, ela repetirá somente o revista em seguida 5 anos. Se um tipo oncogênico foi detectado, porquê 16 e 18, responsável por 70% das lesões no cancro precursoras, será diretamente encaminhada para a colposcopia.

As novas diretrizes também trazem outras duas inovações: o auto -teste do material para testes em populações difíceis de acessar ou resistente ao revista profissional de saúde; e diretrizes para o zelo de pessoas não binárias e intersexuais.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário