Tela Brasil: Streaming gratuito está em temporada final de testes e deve ser lançado até março
O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, neste domingo (18), que a plataforma pública e gratuita de streaming Tela Brasil ainda se encontra em temporada final de testes e não foi lançada oficialmente. A pasta negou rumores de que o serviço já estaria em funcionamento e reafirmou que a previsão de lançamento dos aplicativos para os sistemas Android e iOS é para o primeiro trimestre de 2026.
A sintoma do ministério ocorreu posteriormente relatos de usuários de que o aplicativo teria ficado disponível momentaneamente para aparelhos Android. Em nota, o MinC foi taxativo: “Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível”. O governo reforçou que as informações oficiais serão divulgadas em breve pelos canais institucionais.
O pregão solene da plataforma foi realizado pelo Governo Federalista no sábado (17). O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federalista de Alagoas (UFAL), com o objetivo de funcionar porquê um serviço público de vídeo sob demanda.
Funcionamento e catálogo
Para acessar o teor do Tela Brasil, o usuário deverá utilizar o login único da conta gov.br, medida que visa prometer um aproximação simples e integrado a outras iniciativas digitais do governo. Todo o catálogo poderá ser acessado sem custos.
A plataforma deve estrear com aproximadamente 555 obras audiovisuais. A construção do pilha está em curso e envolve o levantamento e a preparação de conteúdos do próprio MinC e de instituições parceiras, porquê a Cinemateca Brasileira, o Meio Técnico Audiovisual (CTAv), a Instalação Pátrio de Artes (Funarte) e a Instalação Cultural Palmares. O catálogo incluirá também filmes brasileiros indicados ao Oscar e obras selecionadas via edital de licenciamento.
Entre os formatos disponíveis estarão curtas, médias e longas-metragens, além de séries, documentários e animações. O investimento totalidade no projeto é de R$ 4,4 milhões.
Estratégia e momento do cinema vernáculo
Segundo o ministério, a iniciativa procura ser uma vitrine para o audiovisual brasílico, ampliando o alcance das obras e facilitando o aproximação da população às produções locais. O governo avalia que a plataforma chega em um momento de destaque do cinema vernáculo no cenário internacional, impulsionado por títulos recentes porquê Ainda Estou Cá, O Último Azul e O Agente Secreto.
Na avaliação do MinC, a Tela Brasil representa um “progresso estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do aproximação às obras produzidas no país”. A pasta destaca ainda o compromisso da instrumento com a representação da pluralidade de identidades de gênero, culturais e étnico-raciais, além da promoção da pluralidade regional.
“As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o libido da sociedade brasileira de acessar sua cultura”, afirmou o ministério em transmitido.
Share this content:



Publicar comentário