Carregando agora

Telecludes no SUS: Mais de 20.000 capixabas se beneficiaram na primeira metade do ano

Telecludes no SUS: Mais de 20.000 capixabas se beneficiaram na primeira metade do ano

Telecludes no SUS: Mais de 20.000 capixabas se beneficiaram na primeira metade do ano

As teleconsulturas têm consolidado com uma das ferramentas importantes para prometer o entrada aos cuidados. Em Espírito Santo, o governo do estado, através do Secretariado da Saúde (SESA), concluiu a implementação do Serviço de Teleconsultal em especialidades médicas em todos os 78 municípios neste primeiro semestre. O projeto, iniciado em janeiro deste ano e implementado nos municípios gradualmente, já atingiu mais de 20.000 pessoas.

“The path of teleconsultation is very important to bring health of high complexity to the municipalities of the interno. Teleconsultures have made it possible to make available a gastro, or a neuro, for example, which is in another state and that is very important because they are difficult specialties to be found, but when we have technology in our obséquio, we can bring people from all over Brazil and even the world who can serve the capixabas. with quality ”destacou o Secretário de Estado para a Saúde, Tyago Hoffmann.

O Teleconsult é uma consulta médica remota usando tecnologias digitais, uma vez que videocamadas ou plataformas on -line, para conectar pacientes e profissionais de saúde. No estado, eles ocorrem nos serviços de saúde referenciados por cada município e têm o séquito de um profissional de enfermagem durante a consulta para ajudar o paciente em caso de dúvidas.

O serviço já possui 19 especialidades médicas, oferecidas de pacto com a demanda de cada município, sob a coordenação de superintendências de saúde. They are: angiology, dermatology, orthopedics, cardiology, endocrinology, hematology, otorhinolaryngology, neurology, psychiatry, gastroenterology, urology, geriatrics, proctology, neurology, pediatric neurology, pediatrics, pediatrics, pediatrics, pediatrics, pediatrics, pediatrics, pediatrics, pediatrics, Pediatria, pediatria, pediatria, pediatria pediátrica, cardiologia pediátrica, pediatria de otorrinolaringologia e ortopedia pediátrica. O valor contratado pela SESA para todas as regiões fornece investimentos de R $ 16,6 milhões para oferecer 250.000 consultas em especialidades médicas.

“Foi a primeira vez que fomos e estou explicando as pessoas uma vez que são, porque elas estão curiosas. Faltam quase cinco anos de espera e agora conseguimos muito e consegui entender tudo. Eu disse que conversamos ao vivo com o médico. E para todos que conversei sobre os teleconstri, gostei e queremos o seu. Agora temos um retorno em 90 dias”.disse Elisa Boecker, da Rocha.

De pacto com o secretário Tyago Hoffmann, além de prometer o entrada, as teleconsulturas fazem segmento da estratégia da SESA para aumentar os cuidados especializados e reduzir o tempo de espera. “Estamos todos comprometidos, desenvolvendo ações por meio de um projecto de ação para que possamos, em um trabalho correspondente, trazer mais distinção ao cidadão, e as teleconsulturas fazem segmento desse projecto, com nossa gestão e gerenciamento de expansão”.Hoffmann apontou.

Regionalização do entrada e descentralização de serviços: os benefícios para os cidadãos
Através da Telekims, Espírito Santo fortaleceu um dos princípios organizacionais do Sistema de Saúde Unificado (SUS), que é a descentralização dos serviços. A descentralização visa transferir a gestão e a responsabilidade da saúde entre todas as entidades.

Com teleconsulturas, cada um tem sua própria responsabilidade e obrigação. Cabe ao Estado, por meio de Superintendências Regionais de Saúde, a contratação de especialidades, com o gerenciamento da oferta. Para os municípios, a disponibilidade de salas equipadas e o treinamento de profissionais de saúde que monitoram os pacientes durante as consultas. Já para o cidadão, o compromisso de participar.

O foco na descentralização dos serviços também auxilia no fortalecimento da política de regionalização de entrada, uma vez que a implementação em todos os municípios foi descentralizada, sendo coordenada pelas superintendências regionais da saúde, em parceria com as Secretas de Saúde Municipais, onde cada um é responsável por contratação de especialidade, a maior demanda das regatas. Com a regionalização, os serviços se tornam cada vez mais próximos dos cidadãos.

“Começamos todo esse processo com a perspectiva de poder oferecer, além de cuidados, maior conforto e segurança. Hoje, olhando para os seis meses de serviço, com todos os municípios atuando em parceria conosco para trazer o melhor para o cidadão de Espírito Santo, que vimos o quão acordados foi para a nossa decisão.O célebre secretário Tyago Hoffmann.

Em Teconsulturas
Os teleconsultos fazem segmento do pacote anunciado pelo governo do estado em dezembro pretérito, de 1,25 milhão de consultas e 670.000 exames especializados para todo o estado em 2025. No caso de teleconsultos, o valor contratado pela SESA para todas as regiões prevê investimentos de R $ 16,6 milhões para a oferta de 250 milénio consultas em consultas médicas.

Os primeiros municípios a receber o novo serviço do Secretariado da Saúde (SESA) foram os da região de Saúde do Sul, ainda em janeiro. Ao longo dos meses, as novas salas de teleciming foram inauguradas de setentrião a sul do estado.

A implementação em todos os municípios foi descentralizada, sendo coordenada pelas superintendências regionais da saúde. No estado, existem quatro regiões regionais de saúde, de pacto com o Projecto Diretor de Regionalização (PDR): Sul, com 26 municípios; Metropolitan, com 23 municípios; Medial, com 15 municípios e; Setentrião, com 14 municípios.

Ou por outra, devido à sua propriedade descentralizada e focada na regionalização do entrada, cada regional é responsável pela contratação de especialidade, seguindo principalmente as maiores demandas das regiões que atendem e oferecem aos municípios que o compõem. No sul, 12 especialidades são atualmente oferecidas; No Metropolitan, eles alcançaram 15 especialidades; Na região médio, existem 11; e na região setentrião com 16 especialidades. A oferta de especialidades pode ser aumentada de pacto com a demanda e a premência de cada região.

Especialidades por região de saúde:

  • Saúde do Sul: Angiology (adult), cardiology (adult), dermatology (adult), gastroenterology (adult), neurology (adult), orthopedics (adult), otolaryngology (adult), psychiatry (adult), urology (adult), cardiology (pediatric), orthopedics (pediatric), otolaryngology (pediatric);
  • Região de Saúde Metropolitana: Angiology (adult), cardiology (adult), dermatology (adult), gastroenterology (adult), neurology (adult), orthopedics (adult), otorhinolaryngology (adult), psychiatry (adult), urology (adults), endocrinology (adult), cardiology (pediatric), orthopedics (pediatric) (pediatric), neurology (pediátrica), psiquiatria (pediatria);
  • Região de Saúde Medial: Angiologia (adulto), dermatologia (adulto), ortopedia (adulto), cardiologia (adulto), endocrinologia (adulto), hematologia (adulto), otorinolaringologia (adulto), neurologia (adulto), psiquiatria (adulto), neurologia (pediatria), psiciatria (pediatria);
  • Região de Saúde do Setentrião: Endocrinologia (adulto), Gastroenterologia (adulto), geriatologia (adulto), neurologia (adulto), ortopedia (adulto), otorrinolaringologia (adulto), proctologia (adulto), psiquiatria (adulto), pedestres (adulto), nefrologia (adulto), neurologia (pediatria), pediatria). (Pediatric), Cardiology (Pediatrics).

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário