Carregando agora

Torção de tornozelo é a lesão mais generalidade entre atletas, alerta profissional

Torção de tornozelo é a lesão mais comum entre atletas, alerta especialista

Torção de tornozelo é a lesão mais generalidade entre atletas, alerta profissional

Durante as Olimpíadas, fica simples o quanto alguns esportes, porquê ginástica artística, vôlei e basquete, por exemplo, exigem dos tornozelos. Por isso, não é nenhuma surpresa que as torções de tornozelo sejam uma das lesões mais comuns em atletas e pessoas que praticam esportes que exigem movimentos intensos na região do tornozelo. A lesão também é generalidade na população em universal.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, profissional em Dor Crônica e Saúde Postural, as torções de tornozelo causam muita dor e restringem muito a amplitude de movimento dos pés. Essa lesão também pode levar a problemas funcionais, incapacidade, osteoartrite pós-traumática e instabilidade crônica do tornozelo. Geralmente, essas condições podem ocorrer em muro de 44% dos pacientes com torções, dentro de um ano em seguida a torção.

Você sabia?
Lesões no tornozelo respondem por 45% de todas as lesões que ocorrem durante o basquete e 31% durante o futebol. Da mesma forma, 29% de todas as lesões de extremidades inferiores no futebol envolvem essa fala e 75% delas envolvem os ligamentos laterais do tornozelo.

Dor e inchaço são os principais sintomas
“As entorses de tornozelo variam em seriedade. No entanto, dor e inchaço geralmente estão presentes em todas as lesões. As mais graves podem afetar ossos e ligamentos. Nesses casos, a dor pode ser insuportável, e há um inchaço muito mais grave que pode ser escoltado de hematomas. Pacientes com lesões mais graves não conseguem colocar o pé no solo, por exemplo.”explica Walkíria.

“Normalmente, os sintomas mais intensos estão associados a entorses que afetam os ligamentos, causando luxações ou fraturas. Existem muitos ossos pequenos no tornozelo e, por isso, fraturas ou luxações podem não ser tão evidentes no vistoria galeno. Por isso, é precípuo a realização de exames de imagem para confirmar ou descartar danos mais sérios.”alerta o profissional.

Causas e fatores de risco
Além da prática esportiva, existem alguns fatores que aumentam o risco de suportar uma estorcegão de tornozelo.

“Na população em universal, vemos casos em que uma pessoa pisou inverídico, seja dentro de moradia ou nas ruas. De traje, há cidades com calçadas e ruas muito irregulares e esburacadas, o que pode levar a torções. Também vemos casos em que uma pessoa coloca a sola do pé incorretamente ao passar, subir ou descer escadas ou se levantar de camas ou cadeiras.”ressalta Walkíria.

Por término, entorses de tornozelo podem ocorrer em mulheres que usam saltos ou sapatos que não oferecem muita segurança aos pés, principalmente em superfícies irregulares.

O tratamento envolve vários recursos
“Em seguida uma torção no tornozelo, o primeiro e mais importante passo é utilizar compressas de gelo várias vezes ao dia. Isso deve ser feito nos primeiros 3 dias em seguida a lesão. Se o inchaço não melhorar, o ideal é utilizar compressas frias e quentes, alternadamente, por volta do quarto ou quinto dia.”orienta Valkyria.

O tratamento para uma estorcegão de tornozelo dependerá da seriedade da lesão. Por exemplo, se houver uma fratura ou luxação, o paciente pode precisar ser imobilizado por um período de tempo antes de encetar a restauração por meio de fisioterapia. Para lesões mais leves, podem ser usadas talas e órteses, que podem ser colocadas e retiradas pelo paciente.

“Porquê a dor é um sintoma importante, podemos usar recursos para tratar a quesito dolorosa e reduzir a inflamação, porquê terapia manual, ultrassom, eletroterapia e laser. Quando a dor melhora, precisamos introduzir exercícios terapêuticos para reduzir a instabilidade e restaurar a função da fala do tornozelo.”diz Walkiria.

“Por isso, é importante fortalecer os músculos que dão segurança ao tornozelo, assim porquê utilizar técnicas de distensão para aumentar a amplitude de movimento. Por término, precisamos também exercitar e melhorar o estabilidade. Todos esses aspectos são essenciais para prevenir novas lesões e, simples, restaurar a capacidade funcional do paciente em seguida uma torção.”completa o fisioterapeuta.

Se não forem tratadas, as entorses de tornozelo podem promover instabilidade crônica
Muitas pessoas que sofrem de uma estorcegão de tornozelo “ligeiro” não procuram tratamento. No entanto, essa negligência pode ter consequências sérias. O principal problema de não tratar uma estorcegão de tornozelo é o risco de ela evoluir para instabilidade crônica na região.

“Durante atividades físicas, caminhadas ou mesmo quando a pessoa fica muito tempo em pé, podem surgir dores, inchaços e até calor no tornozelo, principalmente no final da jornada. Normalmente, a pessoa percebe esses sintomas nas laterais dos pés. A torção pode enfraquecer os ligamentos e isso aumenta significativamente o risco de ruptura dessas estruturas.”avisa Walkíria.

A instabilidade geralmente afeta, na maioria dos casos, a secção externa do tornozelo, nas laterais dos pés. “Toda vez que uma pessoa torce o tornozelo, os ligamentos podem ser esticados ou rompidos, principalmente se não houve restauração adequada. Os ligamentos enfraquecem e isso aumenta significativamente o risco de novas torções.”reforça Walkíria.

“Outro problema é quando a pessoa tem músculos mais fracos na região do tornozelo, ou mesmo uma marcha pronada ou supinada, o que acaba afetando a segurança da fala”conclui o profissional.

Proteja seu tornozelo
Invista em treinamento de força focado no fortalecimento dos músculos que dão segurança aos tornozelos

Faça alongamentos de pés ao longo do dia
Invista em calçados que ofereçam mais segurança aos seus pés e evite saltos e plataformas ao caminhar em superfícies irregulares.

Durante esportes de cocuruto impacto, porquê corrida, basquete, etc., use tênis com bom amortecimento e bom suporte para o círculo do pé e tornozelo. Para isso, tênis de tubo cocuruto são ideais, porquê os usados ​​no basquete, por exemplo.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário